Darwinismo

O Darwinismo é uma teoria elaborada pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin, publicada em 1859 no livro On the origin of species (A origem das espécies), explicando a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural.

Charles Darwin era naturalista e biologista e nasceu na Inglaterra. Durante cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Durante essas pesquisas ele se surpreendeu com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos, buscando descobrir o porquê dessa variedade de animais e plantas.

Estando certo de ter encontrando a resposta para sua pergunta, escreveu em 1859 o livro “A origem das Espécies”. Posteriormente, escreveu também “A descendência do homem”. Ele acreditava que diferenças na descendência levava certas espécies a viverem mais tempo do que outras. Assim, as espécies que viverem mais, gerarão mais descendentes que, com o tempo, aparecerão com novas variações.

Ele propôs três conclusões fundamentadas em quatro observações, reunindo evidências biológicas, favorecendo o mecanismo evolucionista:

• Primeira observação: o rápido crescimento populacional está relacionado com o potencial reprodutivo das espécies.

• Segunda observação: a relativa estabilidade quanto ao contingente populacional (tamanho de uma população), limitada pelas condições ambientais ao longo do tempo, devido a fatores como: disponibilidade de alimento, etc.

• Terceira observação: os organismos de uma mesma população manifestam capacidades diferenciadas para uma mesma condição, podendo essa característica conformar uma situação favorável ou desfavorável à sua existência.

• Quarta observação: boa parte das aptidões são transferidas hereditariamente.

A partir destas observações, Darwin apresentou a seguinte tese:

• Durante a transição de gerações considerável número de indivíduos falece, antes mesmo de procriarem;

• Os que sobrevivem e geram descendentes, são aqueles selecionados e adaptados ao meio

• A cada geração, a seleção natural favorece a permanência das características adaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas.

O darwinismo é independente dos detalhes da evolução biológica. Um processo darwinista requer as seguintes condições:

• Reprodução: os agentes devem ser capazes de produzir cópias de si próprios e essas cópias devem ter igualmente a capacidade de se reproduzirem;

• Hereditariedade: As cópias devem herdar as características dos originais;

• Variação: Ocasionalmente, as cópias têm que ser imperfeitas

• Seleção Natural: Os indivíduos são selecionados pelo ambiente.

Em qualquer sistema onde ocorram essas características deverá ocorrer evolução.