tumblr site counter

Construção Ecológia



A construção ecológica está dentro das novas formas de construção civil que se preocupa com os impactos ambientais da obra.

 

Conceito

 

A arquitetura ecológica, responsável pelas construções ecológicas, visa utilizar os materiais disponíveis no local onde a obra será realizada para a construção.

 

A utilização desses materiais que são quase sempre renováveis (como madeira solta, palha, fibras vegetais) é feita de forma artesanal ou semi-artesanal.

 

Também é utilizada a terra, que apesar de não ser um material renovável pode ser reutilizado diversas vezes.

 

A ideia é inspirada em diversos povos tradicionais que constroem suas habitações com o material disponível no lugar, como as casas feitas de terra dos índios e os iglus de gelo dos esquimós. Claro que esse conceito é adaptado à realidade atual e das pessoas que irão ocupar esses locais.

 

O objetivo não é colocar o homem moderno para morar num iglu ou numa oca, é utilizar essa técnica com as possibilidades modernas que existem de acabamento, para produzir uma obra que seja biodegradável e não contribua ainda mais com a poluição.

 

Assim como nas demais construções que se preocupam com os impactos ambientais também as ecológicas se preocupam com a economia de água e seu reuso, uso inteligente da energia, diminuição de resíduos e verificação da procedência de todos os materiais que tenham que ser utilizados tenham uma origem certificada.

 

 

Construções ecológicas pelo mundo

 

No Brasil ainda há um grande preconceito contra esse tipo de construção, considerada de menos valor.

 

Já no México, na Alemanha e nos EUA há um grandes número de construções modernas que utilizam essas técnicas.

 

Tradicionalmente a terra (o material mais importante nesses tipos de construção) sempre foi utilizada e podemos ver diversos prédios antigos construídos com base neste material mostrando que, se bem feita, a construção pode durar bastante, como é o caso de um prédio em Weilbur, na Alemanha que tem mais de duzentos anos e já sobreviveu a um incêndio.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »