tumblr site counter

Composição Química da Célula – Carboidratos



Carboidratos, glicídios, glúcides ou hidratos de carbono são substâncias sintetizadas pelos organismos vivos, formadas por cadeias de carbono, ricos em hidrogênio e oxigênio.

 

São substâncias orgânicas.

 

São as primeiras substâncias orgânicas formadas na natureza.

 

Se tratando de alimentos, os carboidratos são os alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc)

 

Função

 

– fornecimento de energia

 

– estrutura da membrana celular

 

– armazenamento de energia em animais e vegetais

 

– anticoagulante

 

– antigênica

 

– estrutural

 

– lubrificante

 

Baseado no aspecto biológico são classificados em:

 

 

1) Monossacarídeos ou oses: são carboidratos de constituição mais simples, que não sofrem hidrólise. Geralmente tem sabor adocicado, podendo ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, de acordo com o número de átomos de carbono. A glicose é um tipo importante de hexose, encontrada em todos os carboidratos. Ela é a principal fonte de energia. Outras hexoses importantes são a frutose e a galactose.

 

2) Dissacarídeos: são carboidratos resultantes da união de dois monossacarídeos, a partir da hidrólise. São solúveis em água. Os principais tipos são maltose (glicose + glicose), lactose (glicose + galactose) e sacarose (glicose + frutose).

 

3) Polissacarídeos: são carboidratos constituídos pela união de diversas moléculas de monossacarídeos.

São insolúveis em água e formados por cadeias longas. Os mais importantes são o amido (reserva dos vegetais), o glicogênio (reserva de animais e fungos) e a celulose (proteção e sustentação).

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.1/10 (10 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 4 votos)

Composição Química da Célula – Carboidratos, 9.1 out of 10 based on 10 ratings



Deixe Seu Comentário »