tumblr site counter

Composição Química da Célula – Ácidos Nucléicos



Conceitos

 

Os dois tipos básicos de ácidos nucléicos são o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico). Eles estão sempre associados às proteínas e encontrados em todos os seres vivos, com exceção do vírus que possui somente um deles.

 

Características

 

A grande responsabilidade dos ácidos nucléicos é a transferência de características hereditárias. Cada um deles – DNA e RNA – possuem suas características singulares.

 

DNA (Acido Desoxirribonucléico)

 

O DNA existe, em sua maioria, no núcleo da célula, mas também é encontrado nos cloroplastos e mitocôndrias. A sua principal função é fazer a síntese das moléculas de RNA e transmitir as características genéticas das maiorias dos seres vivos, exceto vírus.

 

Ele é formado pela pentose desoxirribose, ácido fosfórico, citosina, timina, adenina e guanina.

 

RNA (Acido Ribonucléico)

 

O RNA encontra-se no núcleo, formando os nucléolos e no citoplasma das células, formando os ribossomos. É somente no citoplasma que ele exerce sua função de síntese de proteínas. Em sua composição está a ribose, fosfato e base nitrogenada.

 

Ele forma-se através do DNA, em um processo chamado transcrição. Depois leva sua mensagem até o citoplasma a fim de realizar sua principal função: tradução, que é a síntese de proteínas. Isso também contribuirá para a transmissão de características de hereditariedade, visto que ele carrega DNA.

 

 

Pode ser dividido em:

 

-RNA Mensageiro

 

Ele é responsável por transferir a informação do DNA até o local onde ocorre a síntese de proteínas.

 

-RNA Transportador

 

Recebe este nome porque sua função é transportar as moléculas de aminoácidos até os ribossomos a fim de que se unam e formem proteínas.

 

-RNA Ribossômico

 

Ele ajuda na produção de ribossomos que irão produzir proteínas.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »