tumblr site counter

Competição



Conceito

 

Relação ecológica desarmônica onde indivíduos disputam alguma coisa. Estes indivíduos podem ser da mesma espécie (intra-específica) ou de espécies diferentes (interespecífica).

 

A disputa pode ser por um macho, uma fêmea, um território, um alimento, uma luminosidade ou diversos outros fatores que provoquem uma vantagem.

 

De forma resumida, a competição sempre acontece quando dois ou mais indivíduos disputam alguma coisa que não há em abundância.

 

Este tipo de relação funciona como uma seleção natural, onde quem consegue se adaptar com mais facilidade sobrevive, enquanto os indivíduos que não se adaptam facilmente entram em extinção.

 

Assim, podemos dizer que a competição regula a densidade da população, evitando o crescimento populacional desenfreado das espécies.

 

Exemplos

 

Como exemplos deste tipo de relação, podemos citar:

 

Competição intra-específica:

 

Ocorre entre indivíduos da mesma espécie e tem como objetivo regular o tamanho das populações de acordo com as mudanças evolutivas. Possui uma freqüência maior em espécies que estão com superpopulações. Podemos ver este exemplo na espécie:

 

-Beija-flor-tesoura: em algumas épocas do ano há menos néctar disponível para os beija-flores se alimentarem. Eles costumam abrigar-se em uma única arvore e atacam os outros beija-flores que tentam invadir o seu espaço. Neste tipo de competição eles brigam por alimento e território.

 

Competição interespecífica:

 

Ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e cada espécie tem por objetivo regular o tamanho de sua população e da população da outra espécie, o que pode ocasionar na extinção de alguma das espécies envolvidas. Como exemplo deste tipo de competição podemos ver:

 

– Vegetais: ocorre entre diferentes espécies de vegetais. Os trevos de Lemna polyrrhyza e Lemna gibba podem desenvolver-se sozinhos. Quando se desenvolvem em um mesmo ambiente, a espécie Lemna gibba elimina a outra espécie com o objetivo de ter mais água, luminosidade e nutrientes para o seu desenvolvimento.

 

A eliminação é feita porque a Lemna gibba cresce e cobre a outra espécie, sufocando-a e matando-a.

 

Podemos ainda classificar este tipo de relação ecológica como:

 

-Competição por interferência ou direta: necessita da interação direta entre os indivíduos e um deles sai derrotado. Geralmente acontece por algum tipo de agressão que pode ser física ou química.

 

-Competição por exploração: um indivíduo de uma espécie consome um recurso e torna-o indisponível ou restrito as outras espécies. Não há nenhum tipo de contato físico neste tipo de competição.

 

De uma forma geral, o resultado dessa competição pode ser visto em nosso dia a dia onde sobrevivem sempre os mais fortes.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »