tumblr site counter

Células Procariontes



As células procariontes são também chamadas protocélulas ou procarióticas. Suas principais características são ausência de carioteca, o que individualiza o núcleo celular. A carioteca é uma membrana que separa o material genético do citoplasma.

 

Para ser mais especifico os procariontes compreendem o reino monera, dividindo em bactérias e reinos Archaea.

 

Com a evolução das pesquisas cientificas a classificação dos seres vivos se ampliam mais recentemente os cientistas dividiram os reinos em: Arquea, Bactéria e Eukarya.

 

Como são seres unicelulares, a estrutura se descreve de forma simples em esférica, bastonete, ou em hélice, podendo formar colônias em alguns casos.

 

Os procariontes são envolvidos por uma parede ou cápsula que se constitui da substancia peptidioglicanos, e os citoplasmas sem esteróides com dobras, chamadas de mesossomos.

 

Os procariontes podem ser organismos autótrofos, ou seja, auto-suficientes em termos alimentares, são um exemplo desses organismos, as algas.

 

A respiração é realizada pelo citoplasma, existe um cromossomo fibrilar único, o citoesqueleto é ausente.

 

Com núcleo disperso no citoplasma, uma vez que não possui membrana envolvendo cromossomos.

 

O citoplasma possui apenas DNA circular que não se condensa e não está ligado á proteínas, nem ribossomos ou glicogênio.

 

As moléculas menores de DNA, chamadas de plasmídeos e flagelos auxiliam na locomoção do ser vivo.

 

Podem ter pelos que auxiliam no ajustamento ás células do hospedeiro, não se dividindo por mitose.

 

Os procariontes que se reproduzem assexuadamente com divisão binária e transdução.

 

As células responsáveis por fotossíntese possuem membranas ligadas a pigmentos que captam energia luminosa e são denominadas autotróficas, são também autotróficas as que usam energia para produzir compostos orgânicos.

 

Entretanto a maioria dos procariontes é heterotrófica, ou seja, depende de uma fonte externa de alimentos, realizada essa alimentação por absorção com vários mecanismos de fermentação e de respiração.

 

Alguns procariontes são responsáveis por doenças em humanos como: botulismo, cólera, coqueluche, difteria, febre maculosa, hanseníase, leptospirose, meningite, pneumonia, sífilis, tétano e tuberculose.

 

Autora: Andrea Alexandre dos Santos

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 4.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 voto)

Células Procariontes, 4.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »