tumblr site counter

Canibalismo



Conceito

 

Relação ecológica onde algumas espécies de animais alimentam-se da carne e pedaços do corpo de indivíduos da sua mesma espécie.

 

História

 

Os primeiros indícios dessa relação foram na época das Grandes Navegações, séculos XV e XVI, vistos pelos europeus que entraram em contato com os nativos.

 

De acordo com alguns investigadores, o canibalismo advém da necessidade de eliminar os indivíduos menos favorecidos de sua espécie, com o intuito de colaborar com a evolução da mesma, assim como quando em uma ninhada nascem filhotes imaturos ou com defeitos.

 

Já no caso dos índios Tupinambás aqui no Brasil, o canibalismo existia para que eles comessem a carne de seus inimigos em rituais realizados nas tribos com o objetivo de ganhar a força, coragem e conhecimento que seus inimigos tinham.

 

Este caso de canibalismo era praticado por diversas tribos indígenas e também pelos astecas sempre com o intuito de aproveitar as qualidades dos inimigos.

 

Na sociedade moderna existem poucos casos da prática de canibalismo entre humanos. Um destes casos aconteceu em 1972, onde houve a queda de um avião da Força Aérea do Uruguai e apenas 16 pessoas se salvaram. Os sobreviventes alimentaram-se da carne dos outros passageiros que haviam morrido a fim de sobreviverem.

 

Existiram outros casos como do “Canibal de Rotenburg”, em 2002, onde um alemão usava a internet a fim de achar jovens para esquartejar e comer; e o caso do “Vampiro de Hanover”, em 1920, em que um alemão convidava as pessoas a irem a sua casa e as pendurava em ganchos de açougue para morder seu pescoço até morrerem.

 

Em algumas espécies de animais é comum a prática de canibalismo para alimentarem-se dos ovos ou da carne, principalmente dos filhotes.

 

Vale salientar que o ato de canibalismo entre humanos é crime previsto por lei, além de tratar-se de um ato completo de desrespeito e repugnância humana.

 

Exemplos

 

Exemplos comuns são onde o macho ou a fêmea de alguns insetos ou aracnídeos são devorados após a cópula.Além disso, alguns pintinhos recém nascidos podem ser devorados como forma de controlar a população de acordo com o habitat que estão abrigados.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »