tumblr site counter

Cadeia e Teia Alimentar



1. Introdução

 

A matéria está em constante ciclo dentro de um ecossistema, ou seja, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde do início da existência da vida da terra, até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno.

 

Além da matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, só que, no entanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria como iremos ver na próxima seção.

 

Como podemos notar, os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro até chegar nos decompositores, os quais reciclam parte da matéria total utilizada neste fluxo. A este percurso de matéria e energia que se inicia sempre por um produtor e termina em um decompositor, chamamos de cadeia alimentar.

 

2. Cadeia Alimentar

 

O termo cadeia alimentar refere-se à seqüência em que se alimentam os seres de uma comunidade.

 

Pode ser definida como uma seqüência de seres vivos, na qual uns comem aqueles que os precedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que o seguem; ou ainda como o sistema de transferência de energia dos produtores, representados pelos vegetais fotossintetizantes, através de uma série de organismos em estágios de comer e serem comidos.

 

 

 

O processo se inicia com os seres autótrofos (capazes de produzir seu próprio alimento) denominados como produtores, que pertencem ao nível trófico primário.

 

Em seguida, vem os seres vivos que se alimentam desses produtores, pequenos animais herbívoros, que denominaremos consumidores primários, que pertencem ao nível trófico secundário.

 

Logo após temos os animais de maior porte, que não mais se alimentam de vegetais (pelo menos como maior base de dieta), mas de animais: são os consumidores secundários, que pertencem ao nível trófico terciário.

 

 

 

Depois, temos os animais de grande porte, que se alimentam de animais de pequeno e médio porte, denominados de consumidores terciários, que pertencem ao nível trófico quaternário.

 

3. Teias ou Redes Alimentares

 

Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar. Ou seja, teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si, geralmente representado como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema.

 

Elas apresentam situações mais perto da realidade, onde cada espécie se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares. Sempre começam com um único organismo produtor, mas pode ter vários produtores.

 

As teias alimentares dão uma noção mais realista do que acontece nos diversos ecossistemas porque a relação entre dois organismos não é sempre a mesma.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 8.8/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Cadeia e Teia Alimentar, 8.8 out of 10 based on 4 ratings



3 Comentários »

  1. Berg Ridlle 12 de janeiro de 2012 at 12:42 - Reply

    Obrigado pelo texto, me ajudou bastante! Bem resumido e explicado. Gostei!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 1.0/5 (1 voto cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: -1 (from 1 voto)
  2. RAQUER 13 de março de 2016 at 19:21 - Reply

    MUITO BOM O TEXTO BEM RESUMIDO

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)
  3. RAQUER 13 de março de 2016 at 19:22 - Reply

    MUITO BOM O TEXTO BEM RESUMIDO
    LEGAL

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »