:: Biologia

Cadeia e Teia Alimentar – O que é e as Características

Cadeia alimentar

 

A cadeia alimentar caracteriza-se pela seqüência em que os seres vivos alimentam-se uns dos outros. Ao longo desse processo há transferência de nutrientes e energia dos produtores para os consumidores. Essa energia é utilizada para que cada ser vivo de uma cadeia alimentar possa continuar exercendo sua função. Este ciclo de energia que é repassada ao longo da cadeia e diminui ao longo dela, perdendo-se como calor, chama-se fluxo de energia.

 

Níveis da cadeia alimentar

 

De acordo com a posição (nível hierárquico) que cada ser vivo ocupa na cadeia alimentar, eles podem ser classificados como: produtores, consumidores e decompositores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Produtores

 

Estes são os seres autotróficos que tem a capacidade de fazer a síntese da matéria orgânica através dos minerais e fixar energia luminosa em forma de energia química.

 

Participam deste nível da cadeia alimentar as plantas verdes, cianofíceas (algas azuis ou verde-azuladas) e algumas bactérias que podem realizar fotossíntese.

 

-Consumidores

 

São os organismos heterotróficos, aqueles que obtêm a energia que necessitam através das substâncias produzidas por outros organismos. Neste caso estão inclusos todos os animais e fungos, herbívoros e carnívoros.

 

Os herbívoros se alimentam dos produtores e são chamados de consumidores primários. Já os carnívoros (predadores) alimentam-se de outros animais e quando comem algum herbívoro fazem parte do grupo de consumidores secundários.

O homem é considerado um consumidor primário e secundário, pois se alimenta tanto de seres autótrofos (plantas) como de herbívoros (animais).

 

-Decompositores

 

Estes organismos alimentam-se de excrementos e matérias mortas que restam dos outros níveis. Fazem parte alguns fungos e bactérias.

Este nível apresenta grande importância, visto que eles transformam as substâncias orgânicas em minerais e estas são utilizadas pelas plantas verdes, dando início a um novo ciclo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teia alimentar

 

Como vários organismos alimentam-se de diversos tipos de animais e plantas, as relações alimentares não são tão simples. Desta forma, surgem as teias alimentares.

 

A teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares e apresentam situações mais comuns do que as cadeias.

Todas elas começam com um produtor (ou vários) e os níveis vão aumentando como na cadeia alimentar.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *