tumblr site counter

Bandeira Azul



É a distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) a praias (marítimas e fluviais) emarinas. Esta congratulação é concedida mediante o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

 

Aqueles que ganham a bandeira azul podem ostentar a bandeira oferecida pela FEE durante a época balnear. É um símbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina.

 

A história da bandeira azul

 

A bandeira azul foi instituída em 1987, este foi o Ano Europeu do Ambiente com o apoio da União Européia. Todo o ano cresce o número de praias galardoadas e passa envolver novos países. O âmbito da bandeira azul deixou de ser apenas europeu e passou a ser global em 2001. Novos países passaram a participar, como por exemplo África do Sul, Canadá, Nova Zelândia, entre outros.

 

Os critérios

 

Para conquistar a bandeira azul é necessário possuir alguns critérios como: qualidade da água, informação e educação ambiental, conservação do meio-ambiente local, segurança, serviços e infra-estruturas de apoio.

 

Os critérios estão mais rigorosos, porém, todos os anos o número de praias e marinas tem crescido.

 

Para se candidatar é preciso participar de uma primeira instância que consiste num júri nacional que aprova uma lista de praias e portos que obedeçam aos critérios e que se candidatem. Depois um júri internacional julga as candidaturas.

 

Bandeira azul no Brasil

 

No Brasil também há praias contempladas pela bandeira azul. A praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis SC foi a primeira a receber a bandeira azul. Há outras praias de cidades grandes como a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; praia da Itacoatiara, em Niterói e a praia de Boa Viagem, no Recife.

 

Ganhar tal distinção é muito importante para aumentar o volume de turistas e valorizar os empreendimentos do local.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »