tumblr site counter

Baleia Jubarte



Uma espécie presente em todo o mundo. No verão alimenta-se próximo aos pólos e no inverno migram para o trópico para criar seus filhotes. Podem ser mais facilmente encontradas nas costas marítimas, mas também podem ser encontradas nas ilhas oceânicas como Fernando de Noronha e Trindade.

 

No Brasil estão presentes desde o Rio Grande do Sul até o nordeste. Na Bahia há o Banco de Abrolhos, onde ocorre a reprodução da jubarte. No Hemisfério Sul, existem possivelmente cerca de 12.000 indivíduos, divididos em 7 distintas populações.

 

Características da baleia jubarte

 

Possui corpo robusto, medem em torno de 12 a 16 m. Chegam a pesar mais de 40 toneladas. O dorso é negro com manchas brancas na barriga. As nadadeiras variam do preto total ao branco total. A cabeça é arredondada, possui calosidades ou tubérculos, podem ser recobertos por cracas e piolhos-de-baleia.

 

Sobre uma pequena corcova há a nadadeira dorsal é pequena, falcada ou achatada. As nadadeiras peitorais são muito longas, corresponde a 1/3 do comprimento do corpo. Possui de 250 a 400 pares de barbatanas de coloração cinza-escuro ou marrom. Estendendo-se até perto da abertura genital cerca de 12 a 36 pregas ventrais.

 

A vida e o nascimento das baleias jubarte

 

A luta entre os machos pelas fêmeas gera comportamentos agressivos. As fêmeas com filhotes estão quase sempre acompanhadas por vários machos, os chamados escortes.

 

A jubarte atinge sua maturidade sexual aos 11 meses. A gestação tem duração de 1 ano. O filhote pode medir cerca de 50 m e pesam em torno de 1,5 tonelada.

 

A amamentação vai de 6 a 10 meses. O intervalo entre uma cria e outra é de dois anos. A jubarte pode viver em torno de 40 anos.

 

A alimentação

 

No verão, principalmente em águas frias. Sua alimentação consiste em krill, copépodos e pequenos peixes que formam cardumes. As técnicas alimentares das jubarte são altamente especializadas.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »