tumblr site counter

Baleia Azul



A Baleia-azul ou rorqual-azul ou gigante é a maior espécie de baleia existente no mundo. Quando nasce essa baleia já possui quase sete metros de comprimento e pesa em torno de quatro toneladas.

 

Quanto mais velha fica mais cresce em comprimento. Chega a ter um tamanho exagerado. Podem medir 34,5 metros e pesar em torno de 150 toneladas. Apenas a língua chega a medir 3 toneladas.

 

As nadadeiras chegam aos 5 metros e a cauda aos 7 metros. São 60 toneladas de músculos e 30 de gordura. O coração pesa 430 kg.

 

O corpo cinza possui manchas pálidas. Cada baleia-azul tem sua própria disposição de manchas, isso confere individualidade para cada animal. Quando o dia é ensolarado pode-se ver a coloração azul.

 

A caça, normalmente, é feita em pares e se alimenta de plâncton e peixes. Essa baleia faz como grande parte das outras, ela abre a boca e deixa a água entrar na boca e retám o alimento.

 

Os sons da baleia-azul

 

Os sons que são produzidos pela baleia-azul podem viajar através do oceano até distâncias de 160 km, assim pode se comunicar com outras baleias que se encontrem longe.

 

A extinção e as baleias

 

Os antepassados mais remotos da baleia foram grandes mamíferos que viveram no oceano, há 50 milhões de anos atrás. O mar foi adotado como residência, pois a terra tornou-se perigoso.

 

A baleia é a representante mais novo da antiga família. Porém apesar de já ter existido milhares de baleias nos mares do mundo todo hoje restaram poucos indivíduos.

 

A extinção desses animais é marca dos dias de hoje. A exploração comercial desses animais está presente em mercados comerciais como da alimentação e do óleo de baleia.

 

A Comissão Internacional da Baleia (que reúne 15 países) fixou o limite de caça em 1976, para 20.000 baleias por ano. Porém as medidas estabelecidas para a preservação não tem sido respeitadas.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »