Bacteriologia – O Estudo das Bactérias e Doenças Causadas Por Elas

Bacteriologia - Estudo das BactériasOcupa-se do estudo das bactérias. As bactérias são seres procariontes, unicelulares, não possuem núcleo e seu material genético se restringe a um nucleóide.

Diferentemente das mitocôndrias e dos lisossomos não possuem compartimentos citoplasmáticos. Os procariontes possuem, ao menos, uma vantagem em relação aos eucariontes, pois tem uma parede celular, a qual lhes confere resistência ao estresse osmótico.

Cabe ao bacteriologista estudar as diferenças que existem entre os inúmeros tipos de bactérias, encontrando possibilidades de combate a aquelas que causam doenças e descobrir como utilizar outras na cura de pacientes.

DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS

TUBERCULOSE: Doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Em 90% dos casos ataca os pulmões, mas possui capacidade para atacar o corpo todo. A pessoa infectada apresenta cansaço, febre alta e emagrecimentos. Possui vacina.

TÉTANO: Doença que afeta o sistema nervoso. Os sintomas são convulsões dolorosas, contraturas, febre alta. Há a vacina antitetânica.

CÓLERA: Causada pela bactéria chamada Vibrio cholerae. A pessoa com cólera apresenta vômito, diarréia, cólicas abdominais. A prevenção é beber água filtrada e evitar o contato de moscas com a comida.

Bacteriologia - Uso do MicroscópioCOQUELUCHE: Ataca principalmente crianças, é causada por micróbios que atingem a traquéia e os brônquios.

Causa tosse prolongada, sufocação e vômito. Deve-se evitar o contato entre crianças com coqueluche e crianças saudáveis.

DIFTERIA: É causada por um bacilo que se instala nas vias aéreas e produz uma toxina que se espalha por todo o corpo. Os sintomas são febre moderada, palidez e falta de apetite. Há uma vacina tríplice.

MENINGITE: Inflamação das membranas que protegem o sistema nervoso central, as meninges. A meningite pode ser causada por um vírus, logo após uma gripe ou outra doença viral ou então ser de causa bacteriana. Quando é causada por bactérias é mais branda.

Pessoas de diferentes idades apresentam sintomas diferentes. Em bebês causa choro excessivo, irritabilidade, febre, entre outros. Crianças maiores encontram dificuldade em mover a cabeça. Acima de 5 anos rigidez na nuca, febre alta e vômitos.

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.