tumblr site counter

Bactérias



São organismos unicelulares e procariontes, ou seja, não possuem envoltório nuclear. Seu nome deriva da palavra grega bakteria (bastão).

 

São encontradas sozinhas ou em colônias e ainda podem ser aeróbias, que vive na presença de ar, ou anaeróbias, que vive na ausência de ar.

 

O tamanho de uma bactéria é considerado microscópico ou submicroscópico (observáveis somente com microscópio eletrônico). As bactérias são os organismos mais abundantes na terra.

 

A estrutura de uma bactéria

 

A célula bacteriana é procariótica, não possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas diferentemente das células eucariontes. Segue a estrutura da célula procariota:

 

– Pili – microfibras protéicas estão presentes nas paredes celulares das bactérias gram-positivas.

 

– Plasmídios – Moléculas de DNA que coexistem com o nucleóide, normalmente trocados durante a conjugação bacteriana.

 

– Ribossomos – Há diferenças entre os ribossomos procariotas e eucariotas, essas diferenças ajudaram a criar antibióticos pois estes possuem características que afetam somente os ribossomos procariotas.

 

– Citoplasma – contém o hialoplasma, que é semelhante ao das células eucariotas, pois possui sais, glicose e outros açúcares, RNA, proteínas funcionais e várias outras moléculas orgânicas.

 

– Membrana celular – Uma camada dupla de fosfolipídios que contém proteínas imersas.

 

– Parede celular – Recobre a membrana citoplasmática e dá forma as bactérias. É bastante atacada por antibióticos, entre eles a penicilina.

 

– Polissacarídios – Nem todas as bactérias têm, mas aquelas que possuem estão protegidas contra a desidratação, fagocitose ou o ataque de bacteriófagos.

 

– Nucleóide – Não é um verdadeiro núcleo, é uma grande molécula de DNA. O tamanho varia de espécie para espécie de bactéria.

 

– Flagelo – Estrutura protéica que gira como uma hélice. Várias bactérias se locomovem através dos flagelos.

 

– Vacúolos – não são como os vacúolos das plantas, delimitados por uma dupla membrana lipídica, estão mais grânulos armazenadores de substancias, como açúcares.

 

Algumas bactérias podem enquistar, formando um esporo, o que lhe permite sobreviver mesmo quando as condições ambientais não são favoráveis.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »