tumblr site counter

Bacillus Coagulans



O Bacillus coagulans não expõem o ser humano a grandes perigos, mas tornou-se um problema da vida moderna. Este bacilo tornou-se bastante preocupante devido ao ritmo da vida apressada de hoje em dia.

 

Com o fato de que as pessoas passaram a consumir muitos alimentos enlatados houve grande proliferação do Bacillus coagulans.

 

Ele pode estar presente nas latas destes alimentos, devido à formação de esporos físico e quimio-resistentes. A contaminação através destas conservas enlatadas pode ser bastante comum se há falta de critério para embalar estes alimentos.

 

Este bacilo é um ácido lático, em 1932 foi isolado pela primeira vez, sendo considerado como um formador de esporos Lactobacilluse somente mais tarde na sétima edição do Bergey’s foi finalmente transferido para a família dos Bacillus. Foi necessária tecnologia baseada em DNA para que fosse feita a distinção entre os dois gêneros de bactérias que são basicamente iguais e grandes semelhanças de características fisiológicas e bioquímicas. É um gram-positivo e formador de esporos.

 

A temperatura ideal deste bacilo encontra-se entre 30° a 50°. O bacilo é utilizado na veterinária, como um probiótico principalmente para suínos e camarão.

 

O uso de Bacillus coagulans de forma probiótica em seres humanos

 

O Bacillus coagulans já foi utilizado como probiótico em seres humanos. Algumas das utilidades estão na melhora da flora vaginal, alívio de dor abdominal e diminuição de flatulência em pacientes com Síndrome do Cólon Irritávele, também como defesa contra possíveis manifestações virais.

 

O ambiente ácido do estômago gera a proliferação dos bacilos.

 

Nomenclaturas do Bacillus coagulans

 

O Bacillus coagulans é frequentemente comercializado como sporogenes Lactobacillus ou ácido lático esporuladoras bactéria. Este nome é bastante ultrapassado devido a mudanças taxonômicas de 1939.

 

Esta nomenclatura é cientificamente errada devido ao fato de que bactérias láticas não produzem esporos. O Bacillus coagulans produz esporos. Desta maneira o nome atribuído ao bacilo não corresponde às características de sua família.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »