tumblr site counter

Bacillus Cereus



Este bacilo é responsável por intoxicação alimentar. É um gram-positivo, formador de esporos, produz dois tipos de toxina diarréica (termo-lábil) e emética (termo-estável). Está presente em todo o mundo.

 

É mais frequentemente encontrado no solo, pode ser ingerido através de alimentos crus. A contaminação se dá por falta de cuidado com alimentos cozidos deixados em temperatura ambiente por muito tempo.

 

Quando causa vômitos o período de incubação vai de 1h a 6h. Em casos nos quais a diarréia é predominante a incubação leva de 6h a 24h.

 

Não fatores que indiquem que haja pessoas mais ou menos susceptíveis a doença, desta maneira todos devem tomar as providências necessárias para evitar a proliferação de microorganismos.

 

Os tipos de doenças geradas pelo Bacillus cereus

 

São divididos em dois tipos as doenças causadas por este bacilo. Existe a forma diarréica, causada por uma proteína de grande peso molecular e a forma na qual o vômito é abundante, causada por uma proteína de baixo peso molecular.

 

Estas intoxicações não são consideradas graves, porém outras complicações advindas delas podem ser bastante graves como infecções sistêmicas, abcessos pulmonares, endocardite e morte na infância.

 

O tratamento das intoxicações

 

O tratamento para as infecções se dá através de reposição hidro-eletrolítica em casos mais graves.

 

Os alimentos

 

Alguns alimentos são mais susceptíveis a presença deste bacilo. Tais como carnes, leite, peixes e vegetais. Já os surtos relativos a vômito têm como principal elemento susceptível alimentos a base de arroz, mas massas, batatas e queijos também representam perigo.

 

Medidas de controle e segurança biológica

 

Quando ocorrem dois ou mais casos é necessário procurar as autoridades de vigilância epidemiológica municipal e notifica-las devidamente. Dessa forma poderá ser investigada a causa do surto e também tomadas medidas para evitar o mesmo se espalhe indefinidamente.

 

Alguns cuidados domésticos podem evitar a disseminação de microorganismos na comida, por exemplo, devem-se refrigerar as sobras de comida e aquece-la como um todo no momento do novo consumo.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Bacillus Cereus, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »