tumblr site counter

Babaçu



O nome científico do babaçu é Orbignya phalerata, Mart. É utilizada na alimentação e está sendo alvo de pesquisas para o desenvolvimento de biocombustível, através da extração de um óleo da planta.

 

Babaçu – tudo de se aproveita

 

Este fruto possui diversas utilidades. É possível fazer artesanato com as folhas e espatas, por exemplo, cestos, chapéus e esteiras.

 

As folhas também servem como cobertura de casas. Do broto se extrai um palmito de boa qualidade e enquanto o fruto está verde serve para defumar borracha.

 

Quando amadurece o fruto torna-se comestível. Da amêndoa dentro do fruto é retirado um dos melhores azeites da culinária brasileira. A casca e o fruto inteiro podem ser utilizados como carvão. A fumaça produzida pelo carvão de babaçu serve como um eficiente repelente de insetos. As amêndoas extraídas do fruto são o principal produto de valor mercantil.

 

O único problema da extração de amêndoas está no fato de que é realizado manualmente e após inúmeras tentativas de tornar o processo industrializado, realizado por máquinas, não se chegou a uma solução.

 

A amêndoa do babaçu contém altos teores de matérias graxas, sendo assim muito utilizado na indústria alimentícia. Principalmente para a fabricação de óleo cru. Este óleo é subproduto para a fabricação de sabão, glicerina e óleo comestível, o que mais tarde torna-se margarina.

 

A amêndoa verde quando ralada e espremida com um pouco de água fornecem um leite que possui características bastante semelhantes ao leite humano.

 

É possível retirar outros produtos da casca do coco, produtos como etanol, metanol, coque, carvão reativado, gases combustíveis, ácido acético e alcatrão.

 

O babaçu depois de podre ainda serve como adubo.

 

A marginalização do babaçu

 

Devido à ocorrência não controlada do babaçu, mesmo possuindo diversas utilidades, esta planta torna-se de certa forma marginalizada. Permanece como parte de sistemas tradicionais e de subsistência.

 

AUTORIA: Marillyn Luciane Damazio.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »