tumblr site counter

As Leveduras de Cada Dia



Você pode não ouvir muita gente se referir às leveduras no seu dia-a-dia, no entanto, ela faz parte da sua vida diariamente, e tem um papel muito importante.

 

Entre suas diversas aplicações, elas são utilizadas no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, assim como na fermentação dos pães.

 

O que significa dizer que, não fossem as leveduras, aquela conversa de bar poderia estar incompleta, faltando a popular cerveja na mesa, e em seu café da manhã poderia faltar o pãozinho fresco.

 

Isso porque a levedura age como um fermento natural no mosto (um dos componentes para a preparação da cerveja); já no caso do pão, também é responsável pela fermentação e o crescimento da massa quando exposta ao calor do forno.

 

As leveduras constituem-se como um grupo de organismos unicelulares, da mesma família dos fungos, e que apresentam rico valor proteico. São conhecidos mais de trezentos e cinquenta espécies deste organismo, sendo o mais difundido na indústria alimentícia a espécie saccharomyces cerevisiae, a mesma utilizada no processo de fermentação tanto da cerveja como do pão.

 

Atualmente, a obtenção da levedura é possível em laboratório; ainda assim, continua sendo a levedura natural, cuja extração se dá a partir do melaço da cana-de-açúcar, a mais utilizada.

 

A indústrias do vinho é outro setor a fazer larga utilização das leveduras; além das indústrias alimentícias que as utilizam na fabricação de ração animal e alimentos para consumo humano.

 

O fato de serem uma fonte rica em valor proteico, como foi dito anteriormente, faz desses organismos unicelulares importantes aliados ao sistema imunológico no combate a doenças e infecções, além de trazerem outros benefícios à saúde.

 

Autoria: Danilo Zamai

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »