tumblr site counter

Artrópodes – Anatomia e Classificação



Artrópodes - AnatomiaCaranguejos, aranhas, insetos, centoipéias e embuás são membros comuns a este grupo de animais, o mais populoso e que é caracterizados por serem invertebrados e com membros extremamente duros, somando mais de um milhão de espécies catalogadas, fazendo uma densa variedade de animais que podem medir desde um quarto de milímetro até três metros de espessura.

ANATOMIA

Os animais desta espécie se caracterizam por apêndices que são articulados e responsáveis pelas funções mais importantes para a manutenção da espécie, como a locomoção, a articulação e sua percepção, além de possuírem um exoesqueleto composto por quitina.

De acordo com sua composição são animais metamerizados, que possuem um corpo segmentado. Numa analogia simbilar, não são tão segmentados como os anelídeos (minhoca) pois durante sua fase de desenvolvimento se diferenciam formando corpos com cabeça, tórax e abdômen.

Como se tratam de milhares de espécies, o relatado acima não se faz como via de regra, pois alguns crustáceos se fundem durante seu desenvolvimento, formando uma única estrutura, chamada de cefalotorax, onde é abrigado o céfalo (cabeça), e o tórax (coluna e articulações), numa única parte.

Mais um diferencial de sua estrutura mais próxima, os anelídeos, os artrópodes efetuam sua excreção mediante tubos, ao invés da tradicional excreção dos primeiros, que são processadas através de nefrídeos.

Artrópodes - ClassificaçãoA circulação destes animais se torna fabulosa quando dizemos que são providas por uma batida cardíaca disposta ao longo do corpo, onde a hemolinfa, que é o equivalente ao nosso sangue baseada na hemocianina, que é baseada em cobre, ao invés da nossa conhecida hemoglobina, baseada no ferro.

Por fim, a respiração destes animais se faz através de traqueias, que são tubos abertos na cutícula que são conhecidos por espiráculos, localizados por toda a extensão do corpo, e responsáveis pela troca de gases.

CLASSIFICAÇÃO

As relações entre as numerosas famílias de artrópodes vivas e as que foram extintas seria um trabalho árduo de se resolver, principalmente se baseadas no tradicional sistema de classificação genética, que os colocava como uma evolução dos anelídeos.

A ciência mostrou que esse conceito estava errado tanto na classificação estética quanto biológica, fazendo com que a subdivisão dos artrópodes tenha ficado um pouco mais simples através do tempo.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 7.5/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votos)

Artrópodes – Anatomia e Classificação, 7.5 out of 10 based on 4 ratings



Deixe Seu Comentário »