tumblr site counter

Antibiose ou Amensalismo



Conceito

 

Relação que ocorre entre espécies diferentes (interespecífica) desarmônica, onde um indivíduo expele ou secreta substâncias que inibem ou até impedem o crescimento do individuo da outra espécie.

 

Exemplos

 

Para que ocorra esta relação desarmônica, é preciso que haja o envolvimento de duas espécies:

 

-Espécie inibidora: engloba indivíduos que produzem e expelem as substâncias que prejudicarão o desenvolvimento de outras espécies.

 

– Espécie amensal: engloba indivíduos que são prejudicados devido à espécie inibidora e tem o seu desenvolvimento interrompido.

 

Como exemplos de amensalismo ou antibiose podemos citar:

 

– Maré Vermelha: quando a temperatura, pressão e densidade estão favoráveis para a proliferação de alguns microorganismos, eles dividem-se rapidamente e espalham-se pelo mar, deixando a água com cor avermelhada devido à presença de pigmentos internos de cor avermelhada nestes indivíduos. Esses microorganismos são chamados dinoflagelados.

 

Existem diversas outras algas que também expelem substâncias na água do mar deixando a água com colorações como alaranjada, amarela e marrom.Essas substâncias que alteram a cor da água do mar são extremamente tóxicas para vários animais marinhos que acabam por morrer envenenados e podem existir tanto em água doce quanto em água salgada.

 

– Fungos: este é o exemplo mais clássico dessa relação desarmônica onde os antibióticos produzidos por fungos impedem o desenvolvimento das bactérias. O antibiótico mais antigo que existe é a penicilina, que é produzida pelo fungo Penicilium notatum.

 

– Eucalipto: os eucaliptos produzem substâncias liberadas por suas raízes que não permitem o crescimento de outros vegetais ao seu redor com o objetivo de diminuir a competição por água. Por este motivo ele é uma planta com muita facilidade de adaptação em diversas variações climáticas.

 

Casos comuns e muito mais simples de amensalismo são situações como a queda do galho de uma arvore sobre plantas menores ou soterramento destas por animais que vão se refrescar na beira dos lagos.

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Antibiose ou Amensalismo, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »