tumblr site counter

Antibiograma



Antibiograma é o resultado de um teste de laboratório para a sensibilidade de uma cepa isolada de bactérias a antibióticos diferentes. É, por definição, uma sensibilidade in vitro.

 

Na prática clínica, os antibióticos são mais freqüentemente prescritos com base nas orientações gerais e conhecimentos sobre a sensibilidade: por exemplo, infecções não complicadas do trato urinário podem ser tratados com uma quinolona de primeira geração, etc.

 

Isto é porque a Escherichia coli é o patógeno causador mais provável, e é conhecido por ser sensível ao tratamento com quinolonas.

No entanto, muitas bactérias são conhecidas por serem resistentes a várias classes de antibióticos, e o tratamento não é tão direto.

 

Isto é especialmente o caso em pacientes vulneráveis, como pacientes na unidade de terapia intensiva.

Quando esses pacientes desenvolvem uma pneumonia hospitalar, bactérias mais resistentes como a Pseudomonas aeruginosa são potencialmente envolvidos.

 

O tratamento é geralmente sequencial, começa na base de dados de vigilância sobre o local e patógenos possivelmente envolvidos. Este primeiro tratamento, com base em informações estatísticas sobre as ex-pacientes, e destinado a um grande grupo de microorganismos potencialmente envolvidos, é chamado de “tratamento empírico”.

 

Antes de iniciar este tratamento, o médico irá recolher uma amostra de um compartimento de suspeitos de contaminação: uma amostra de sangue, possivelmente de quando as bactérias invadiram o sangue, uma amostra de escarro no caso de uma pneumonia associada a ventilação mecânica, e uma amostra de urina, no caso de uma infecção do trato urinário.

 

Estas amostras são transferidas para o laboratório de microbiologia, que analisa a amostra sob o microscópio, e faz a cultura de bactérias. Isso pode ajudar no diagnóstico.

Uma vez que a cultura está estabelecida, há duas maneiras possíveis para obter um antibiograma:

 

– forma semi-quantitativa baseada em difusão (método de Kirby-Bauer); pequenos discos contendo antibióticos diferentes, ou discos de papel impregnados são depositados em diferentes zonas da cultura em uma placa de ágar, que é um ambiente rico em nutrientes que as bactérias podem crescer.

 

O antibiótico difundido na área ao redor de cada comprimido, e um disco de lise bacteriana se tornará visível. Desde que a concentração do antibiótico foi a maior no centro, e menor na borda da zona, o diâmetro é sugestivo para a Concentração Inibitória Mínima, ou MIC, (conversão do diâmetro em milímetros ao MIC, em mg / ml, baseia-se na conhecida curva de regressão linear).

 

– de forma quantitativa com base na diluição: uma série de diluição de antibióticos está estabelecido (esta é uma série de tubos de ensaio com concentrações progressivamente menores da substância antibiótica). O frasco passado, no qual nenhuma bactéria crescer contém o antibiótico de inibi as bactérias com o mínimo de concentração.

 

Uma vez que o MIC é calculado, pode ser comparado com os valores conhecidos para uma determinada bactéria e antibióticos por exemplo: um MIC> 0,06 mg / ml pode ser interpretado como um Streptococcus pneumoniae resistentes à penicilina. Essa informação pode ser útil para o médico, que pode mudar o tratamento empírico para um tratamento mais sob medida que visa apenas a bactéria causadora.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »