tumblr site counter

Animais Extintos e em Extinção no Brasil



Nós todos sabemos o tamanho da diversidade e da riqueza de nossa fauna e flora, e todos também sabemos como nós mesmos, os brasileiros, não sabemos como cuidar de nossas riquezas, que são apontadas como a maior riqueza natural do mundo.

 

 

Agentes destrutivos

 

Acompanhamos durante muitos anos o desmatamento ser causa natural para depredação do patrimônio natural pois não é somente a queimada que destrói os recursos da floresta, nem somente a queda de árvores de espécies protegidas mas também a caça desenfreada para servir de carne, couro e outras serventias.

 

Um bom exemplo para ilustrar esse processo destrutivo é a caça desenfreada do Cervo-do-Pantanal, que não é um animal que serve para alimentação e o pior é que o motivo da caça é o mais banal possível: apenas para que os chifres do animal sirvam como objeto de decoração nas paredes de pessoas que mais parecem ter um buraco ao invés de um coração a animar sua vida.

 

E infelizmente a causa maior da extinção de uma espécie animal é a destruição de uma espécie seja pela caça desenfreada ou pelo desmatamento do habitat, cuja espécie era incapaz de sobreviver fora do ambiente em que foi hostilizado por agentes externos.

 

 

Estudos

 

Nos dias de hoje, biólogos apontam para que se o ritmo da depredação ambiental continuar nessa escala que está sendo computada, cerca de 100 espécies de animais que hoje conhecemos bem com variedade pode desaparecer em via de extinção num futuro não tão remoto.

 

Felizmente nem tudo é negativo neste cenário, pela iniciativa de organizações como o Greenpeace, o Projeto Tamar e o IBAMA lutam para que pelo menos um pouco do desequilíbrio gerado pela ação do homem seja minimizada.

 

 

Espécies

 

Mesmo com todos os esforços destas instituições, várias espécies como o mico-leão dourado, sagüí, peixe-boi, cuxiu, macaco-aranha, pica-pau-rei, veado campeiro e jaguatirica são espécies que estão diretmente apontadas para esse prisma nada agradável.

 

O papel que devemos ter em mente é o de que devemos sim, mesmo que não existirmos dentro de uma realidade rural ou ecológica, estarmos perto do cotidiano da selva de pedra, conscientizados sobre a importância de mantermos a riqueza natural e animal que nos pertence.

 

Podemos lutar contra a degradação das espécies, comprando móveis com certificado de madeira de reflorestamento, denunciar agentes que iniciem queimadas e até quando percebermos o tráfico e caça de animais.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »