tumblr site counter

Alimento e Nutrientes



Periodicamente, o corpo humano, como o dos outros animais, necessita receber alimento, que, em outras funções, fornece energia para os processos vitais e matéria-prima para o crescimento e para a reposição de partes desgastadas do corpo.

 

Tipos de nutrientes:

 

O alimento deve conter diversos tipos de substância nutriente: glicídios, lipídios, proteínas, sais minerais, vitaminas e água.

 

Glicídios e lipídios: nutrientes energéticos

 

Glicídios e lipídios são nutrientes de origem orgânica, vegetal ou animal, cuja principal função é fornecer energia às células. Alimentos ricos nesses nutrientes são considerados, por isso, nutrientes energéticos.

 

Proteínas: nutrientes plásticos

 

Nutrientes de origem orgânica, vegetal ou animal, as proteínas fornecem aminoácidos às células. A maior parte dos aminoácidos é empregada na fabricação das proteínas específicas do animal. Os alimentos ricos nesse tipo de nutriente são considerados nutrientes plásticos.

 

Sais minerais

 

Sais minerais são nutrientes de origem inorgânica que fornecem elementos químicos essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre e outros. O cálcio, por exemplo, entra na composição dos ossos. O ferro faz parte da hemoglobina, substância presente nas hemácias do sangue, responsável pelo transporte de gás oxigênio para as células.

 

Vitaminas

 

Substâncias orgânicas essenciais, as vitaminas agem como cofatores em reações catalisadas por enzimas. Na ausência de vitaminas, as enzimas que necessitam delas não atuam, com prejuízo para as células.

A carência de uma ou mais vitaminas no organismo é chamada avitamimose.

 

Água

 

Água não é propriamente um nutriente, embora seja fundamental à vida. Todas as reações vitais ocorrem no meio aquoso presente no interior das células. A água é ingerida na forma líquida, além de entrar na composição de quase todos os alimentos.

 

Necessidades nutricionais:

 

A dieta deve fornecer não apenas nutrientes fundamentais, mas também energia. Pessoas que têm vida sedentária, por exemplo, gastam menos energia do que trabalhadores braçais e praticantes de esportes. Crianças e jovens despendem mais energia que pessoas idosas.

 

Os cientistas calculam que um adulto necessita ingerir diariamente um mínimo de 1.300 quilocalorias.

 

 

Dieta protetora

 

Uma dieta que forneça o mínimo de nutrientes e de energia para que um adulto sobreviva sem desnutrição é chamada dieta protetora. Um exemplo dessa dieta para um período de 24 horas é:

 

½ litro de leite, 15 gramas de manteiga; 20 gramas de trigo; 200 gramas de verduras; 90 gramas de carne; 200 gramas de legumes; 1 ovo; 3 frutas; 90 gramas de pão integral.

 

 

Dieta balanceada

 

Dieta balanceada é a que fornece, além dos nutrientes essenciais, cerca de 3.000 Kcal em 24 horas. Além disso, a dieta balanceada deve conter a seguinte combinação de nutrientes: 50% a 60% de carboidratos, 25% a 35% de gorduras e cerca de 15% de proteínas.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 6.4/10 (5 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)

Alimento e Nutrientes, 6.4 out of 10 based on 5 ratings



Deixe Seu Comentário »