tumblr site counter

Agrotóxicos



Os agrotóxicos são produtos químicos, sintetizados industrialmente, utilizados para acabar com as pragas ou doenças que atingem as plantações. Também são conhecidos por defensivos agrícolas ou agroquímicos.

 

Muitas críticas são feitas em relação ao uso dos agrotóxicos porque eles podem ser efetivamente prejudiciais à saúde tanto das pessoas que irão consumir aqueles alimentos tratados por agrotóxicos como pelos agricultores que trabalham nas plantações que utilizam agrotóxicos.

 

Além disso, os agrotóxicos podem contaminar os lençóis freáticos, sendo que esta água contaminada pode se estender por diversos quilômetros.

 

 

Classificação dos agrotóxicos

 

Existem mais de 8000 agrotóxicos licenciados para o uso no Brasil, sendo que o país é o terceiro consumidor mundial destes produtos e o primeiro na América Latina.

 

Podemos classificar os agrotóxicos de diversas formas. A classificação mais importante é em relação ao tipo, para compreendermos seu uso.

 

 

Em relação ao tipo os agrotóxicos podem ser classificados em:

 

1) Herbicidas: são utilizados para acabar com as chamadas ervas daninhas, o mato que crescer sem ter sido plantado.

 

2) Inseticidas: utilizados para matar os insetos funciona de duas formas, por ingestão ou contato.

 

3) Fungicidas: tem ação sobre os fungos que atacam as plantações impedindo que eles se fixem ou se multipliquem nas plantas.

 

Tendo compreendido os agrotóxicos em relação ao seu uso, analisemos então como eles são classificados em nível de toxidade, fator muito importante para o qual precisamos nos alertar:

 

1) Classe I – Faixa Vermelha – Extremamente tóxicos

 

2) Classe II – Faixa Amarela – Altamente tóxicos

 

3) Classe III – Faixa Azul – Mediamente tóxicos

 

4) Classe IV – Faixa Verde – Pouco ou muito pouco tóxicos

 

 

Os efeitos dos agrotóxicos

 

É impressionante ao analisarmos esta lista que existem produtos extremamente tóxicos que são utilizados cotidianamente nos alimentos que consumimos sem preocupação alguma.

 

Os agrotóxicos podem causar morte e diversas doenças, além de abortos, fetos com má formação, câncer, suicídios. Comprometem também o sistema nervoso, tendo efeitos vários, muito além do que já pode ser documentado.

 

São cerca de 20000 óbitos por ano causados diretamente pelo uso e pela manipulação de agrotóxicos.

 

Eles causam infecções agudas, subagudas ou crônicas, que apresentam diferentes tipos de sintoma e podem não ser facilmente diagnosticadas, prejudicando o tratamento e levando muitos doentes à morte.

 

Além dos efeitos que são causados diretamente ao ser humano, os agrotóxicos destroem o meio ambiente, causando séria degradação do solo, da flora, da água e da fauna.

 

Muitos trabalhadores que lidam cotidianamente com estes agrotóxicos acabam cometendo suicídio, sendo que a ingestão deste produto é a forma mais comum de suicídio documentado mundialmente.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »