tumblr site counter

Agroecologia



O objetivo da agroecologia é desenvolver uma proposta de agricultura familiar que seja economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável, segundo os preceitos gerais da sustentabilidade.

 

Há três significações possíveis para agroecologia: relaciona-se com uma prática, com um movimento e também como uma ciência específica.

 

Agroecologia como ciência

 

Não é uma ciência que existe sozinha, ela depende de diversas outras áreas do conhecimento, outras ciências, para conseguir desenvolver-se.

 

Diferentemente da maioria das outras ciências a agroecologia não segue somente os saberes desenvolvidos pela academia, leva em consideração a sabedoria popular, os saberes e conhecimentos desenvolvidos pelo povo na lida diária com a terra e pelas família que produzem dentro da proposta sustentável.

 

Propostas da Agroecologia

 

A agroecologia, mais que um estudo, tem objetivos em relação à forma de funcionamento do sistema de produção.

 

Os defensores dessa forma de agricultura propõe que a produção seja desenvolvida de forma sustentável, ou seja, de acordo com os recursos naturais disponíveis para a manutenção da saúde do solo e enriquecimento do mesmo.

 

A sustentabilidade trata-se de compreender o quanto pode ser produzido de produtos agrícolas por uma unidade agrícola ou pelo próprio planeta sem precisar de inserção de elementos externos.

 

É contra o uso de produtos químicos sintéticos para fertilização e adubação do solo.

 

A proposta se contrapõe diretamente ao modelo de agronegócio, que é o mais difundido atualmente. O agronegócio é um sistema de produção agrícola voltada para a obtenção da maior quantidade possível de lucro a partir da exploração sistemática do solo.

 

Para isso utiliza de latifúndios cultivados por máquinas, uso em larga escala de pesticidas industrializados, de fertilizantes químicos sintéticos e também adubos químicos sintéticos que são prejudiciais à saúde dos produtores e dos consumidores.

 

Além de não prezar pela sustentabilidade do solo, o agronegócio não se preocupa com a sustentabilidade social deste sistema e tem feito com que cada vez um número maio de família fiquem sem ter onde produzir, fazendo com que suas vidas fiquem vazias de significados.

 

A agroecologia, ao contrário do agronegócio, tem um pensamento holístico, ou seja, global. Não se preocupa só com a obtenção de lucros e sim com todo o processo de produção e interação do ser humano com o solo de uma forma que seja saudável e rentável não só financeiramente mas também para a saúde do planeta.

 

Para que as famílias sejam introduzidas ao processo de produção agroecológica existe a chamada transição agroecológica, na qual os produtores são formados para produzirem desta nova forma.

 

O objetivo deste processo de transição é fazer com que as famílias aprendam novas práticas de cultivo mas, mais do que isso, que retomem a uma forma saudável de relacionar-se com a natureza e com o planeta, sem perder de vista a viabilidade econômica.

 

Hoje em dia cada vez mais pessoas buscam alimentos produzidos dentro da lógica da agroecologia, alimentos mais saudáveis em todos os sentidos e que garantem um futuro melhor para toda a humanidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »