tumblr site counter

Agricultura Sustentável



Muito mais do que um modo de produzir alimentos, a agricultura sustentável prevê todo um complexo de interação com a questão agrícola.

 

A agricultura sustentável é composta, prioritariamente, por três conceitos que estão interligados tanto no plano das ideias como na prática de implementação: a criação de comunidades agrícolas que prosperem, com unidades agrícolas lucrativas e um respeito integral ao meio ambiente, compreendendo-nos como parte dele.

 

 

O que é sustentabilidade?

 

A ideia da sustentabilidade é compreender o quanto pode ser produzido de produtos agrícolas por uma unidade agrícola ou pelo próprio planeta sem precisar de inserção de elementos externos.

 

Para compreendermos melhor: No cultivo de plantações vários elementos são essenciais, como a água, a luz solar o ar e principalmente os sais minerais. Estes seriam os elementos necessários para a planta produzir o seu próprio “alimento” através da fotossíntese. Esta planta, por sua vez, tem elementos que serão base para a alimentação humana.

 

Se a planta só pode produzir aquilo que é possível com os recursos à sua disposição, é preciso que tomemos cuidado com o ciclo de reprodução destes recursos, para que o ciclo de produção de alimentos não seja quebrado.

 

Caso não haja mais recursos para a planta se “alimentar” o solo tornar-se-á estéril e não será possível produzir nele mais nenhuma planta, até que seja feito um processo de enriquecimento do solo, mas como que devemos fazer esse enriquecimento?

 

Podem ser utilizados produtos químicos sintéticos, como são utilizados na agricultura padrão e pelas agroindústrias, mas estes elementos podem ser prejudiciais à saúde dos produtores, dos consumidores e do próprio meio ambiente.

 

Por outro lado, pode ser realizada a plantação de determinadas espécies de plantas que possuem ambiente propício em suas raízes para que desenvolvam-se bactérias que promovem o enriquecimento natural do solo.

 

Pode-se utilizar também o estrume dos animais, que carrega consigo importantes nutrientes que não foram necessários para a subsistência do organismo deste animal e podem ser utilizados para alimentar este solo e por consequências as plantas.

 

 

As unidades agrícolas sustentáveis

 

Com o objetivo de utilizar da melhor forma possível os recursos naturais, aconselha-se que a agricultura sustentável seja executada em pequenas propriedades onde os próprios agricultores podem determinar as formas de produção.

 

Outro fator importante é que essa propriedades agrícola seja, por si mesma, auto-sustentável. Que pratique, juntamente com a agricultura que é executada para a venda, a agricultura de subsistência para as pessoas e animais existentes naquela propriedade.

 

Quando uma unidade agrícola consegue fazer esse tipo de utilização máxima dos recursos naturais e do ciclo energético, responsabilizando-se por todo o processo de produção, com o uso da força humana e animal, esta unidade está executando uma agricultura realmente sustentável.

 

Em contrapartida, caso seja necessário comprar combustíveis fósseis, adubos, fertilizantes e outros produtos industrializados para a manutenção da unidade agrícola significa que ela está se afastando dos princípios da sustentabilidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »