tumblr site counter

Agonistas e Antagonistas



Quando falamos de agonistas e antagonistas estamos falando de grupos musculares. Quando se trata de classificarmos os músculos do corpo humano podemos utilizar uma série de classificações diferentes.

 

Ao falarmos de músculos agonistas e antagonistas estamos classificando os músculos em relação à função que eles desempenham no movimento. Essa classificação é utilizada para referir-se apenas aos músculos esqueléticos e não em é utilizada para classificar outros grupos musculares do corpo.

 

Funcionamento dos músculos

 

Quando executamos um movimento não colocamos em funcionamento apenas o músculo responsável pela mobilidade daquele local específico, colocamos em movimento um conjunto de músculos que se relacionam.

 

Essa relação que é estabelecida entre os músculos em um movimento é chamada de inervação recíproca, sendo que cada músculo cumpre uma função diferente.

 

Dentro dessa relação classificam-se os músculos em três diferentes grupos: agonistas, antagonistas e sinergistas.

 

Músculos Agonistas

 

Os músculos agonistas são os agentes responsáveis centralmente pelo movimento que está sendo realizado.

 

Mais comumente são aqueles que se contraem ativamente no movimento, sendo que os músculos que os que se contraem para a garantia da manutenção de uma determinada postura também são classificados como agonistas.

 

Podemos utilizar como exemplo de músculo agonista o glúteo médio quando executamos o movimento de abdução da coxa.

 

Músculos Antagonistas

 

Quando executamos determinada ação existe um grupo de músculos que tem uma ação anatômica que é oposta a dos agonistas. Sendo que sempre analisamos os grupos musculares dentro dessa classificação de acordo com essa relação e parada cada tipo de movimento exercido.

 

Eles servem para regular a rapidez ou a potência da ação.

Estes músculos usualmente não estão se contraindo, não auxiliam, nem resistem ao movimento. Eles agem passivamente permitindo uma facilidade maior no movimento.

 

Essa facilidade é atingida principalmente por atletas que tem um bom treinamento muscular que utilizam dessa relação entre músculos para conseguir desempenhar os movimentos de forma mais efetiva.

 

Músculos sinergistas

 

Para fecharmos a compreensão desta relação muscular analisaremos brevemente a função do terceiro grupo muscular que compõe essa relação: os músculos sinergistas.

 

Músculos sinergistas são aqueles que se contraem quando os agonistas se contraem, sendo que não são os principais responsáveis pela execução do movimento nem ao menos pela manutenção da postura.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 3.5/10 (4 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -2 (from 2 votos)

Agonistas e Antagonistas, 3.5 out of 10 based on 4 ratings



Deixe Seu Comentário »