:: Biologia

Ácidos Nucleicos – O Ácido Desoxirribonucleico

Os ácidos nucleicos são biomoléculas muito importantes para o controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA e ácido ribonucleico – RNA.

O Ácido Desoxirribonucleico (sigla: ADN; ou em inglês: DNA) é um ácido nucleico que contém toda a informação genética de cada indivíduo. É este material genético que transporta a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação.

Sua descoberta ocorreu no ano de 1953 pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick, descoberta que lhes valeu o Prêmio Nobel da Medicina em 1962.

Este ácido é formado por duas cadeias antiparaledas (dupla hélice) ligadas entre si por ligações de hidrogênio entre as bases azotadas e é constituído por unidades alternadas de desoxirribonucleótidos, os quais, por sua vez, são constituídos por um açúcar (a desoxirribose), um grupo fosfato e a referida base azotada (ou nitrogenada). Adesina, Citosina, Guanina e Timina são as quatro bases encontradas na estrutura do DNA.

O ADN encontra-se no núcleo das células, nas mitocôndrias e nos cloroplastos e à seqüência completa do ADN de cada célula é dada a designação de genoma.

Estrutura em hélice da molécula de ADN

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *