tumblr site counter

Pablo Picasso



Conhecido por todos como Pablo Picasso, seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, importante pintor, escultor, desenhista e também poeta espanhol.

 

Nasceu em 25 de outubro de 1881 na cidade de Málaga e faleceu Mougins em 8 de abril de 1973.

 

É considerado mundialmente como o artista mais famoso que já existiu, um mestre da artes do século XX, tendo sua obra completa ultrapassado mil peças diferentes em todos os meios possíveis de execução.

 

Seu talento para as artes foi observado desde sua infância. Tendo estudado em Barcelona, foi na França onde desenvolveu a grande maioria de seus trabalhos.

 

Podemos dividir sua obra em diferentes fases:

 

A fase azul, que se estendeu de 1901 a 1904, fase na qual utiliza diversas tonalidades de azul para representar elementos que se encontravam à margem da sociedade de sua época.

 

A fase rosa, ocorreu de 1905 a 1907, com ampla utilização das tonalidades de iam do rosa ao vermelho, trazia o lirismo para seus quadros.

 

Em 1907 ele pinta a obra que seria um marco para o desenvolvimento do cubismo, Les Demoiselles d’Avignon, na qual sofreu influencia do seu amigo Cézanne.

 

O cubismo era um estilo que buscava demonstrar a realidade humana sendo decomposta e a mudança inevitável.

 

Era por natureza um criador de novas ideias, tendo trabalhado com diferentes formas de arte e de lida com os objetos, fazendo colagens com gravuras, desenhos, gravação, cerâmica, sendo pioneiro em diversas técnicas em diferentes áreas das artes plásticas.

 

Sua principal obra foi pintada em 1937, durante o ápice da guerra civil espanhola. Ela carrega em si um questionamento político. É um retrato da cidade basca com este nome, após o bombardeio pelos aviões de Hitler. É um mural chocante, que representa a visão que ele tinha sobre a guerra, brutal e desesperançosa.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »