tumblr site counter

Joãosinho Trinta



Com certeza o carnavalesco mais importante da história do carnaval brasileiro, João Clemente Jorge Trinta, conhecido por todos como Joãosinho Trinta, nasceu na capital do Maranhão em 1933 e além de carnavalesco é artista plástico, filósofo e crítico da nossa sociedade.

 

História

 

Nasceu e se criou em São Luis, de onde saiu aos 18 anos. Logo na infância ele fazia os seus próprios brinquedos o que influenciaria sua capacidade criativa. Em 1951 ele se mudou para o Rio de Janeiro para dançar, foi bailarino clássico do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Foi no Rio de Janeiro que encontrou o estrelato, tendo iniciado sua carreira de carnavalesco na Escola de Samba Salgueiro, onde era assistente durante anos até 1973 quando foi promovido à carnavalesco oficial da escola juntamente com a artista plástica Maria Augusta.

 

O primeiro carnaval que foi responsável tinha como tema “Eneida: Amor e Fantasia”. Em seu segundo carnaval como responsável pela escola conseguiu o bi-campeonato com o samba-enredo: “O Rei da França na Ilha da Assombração”. E em 1975 voltou a conseguir a vitória com “O Segredo das minas do Rei Salomão”.

 

Depois de deixar o Salgueiro foi para a Beija-Flor de Nilópolis, onde além de ser o carnavalesco se empenhou na criação de diversos projetos sociais para a comunidade carente da região.

 

Essa preocupação com o social, saindo somente da atuação como organizador de desfile da escola de samba se tornaria uma importante marca registrada.

 

Conseguiu para a nova escola os título de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983 e diversos vice-campeonatos com desfiles ousados e cheios de luxo, já que de acordo com o próprio, o povo gosta mesmo é de ver luxo.

 

Com o passar dos anos teve diversos problemas de saúde e fez pequenas passagens por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, se mudando posteriormente para Brasília, onde recebeu em 2006 o título de cidadão honorário da cidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 9.0/10 (2 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Joãosinho Trinta, 9.0 out of 10 based on 2 ratings



Deixe Seu Comentário »