tumblr site counter

Filippo Brunelleschi



Arquiteto e engenheiro italiano, foi um dos pioneiros da arquitetura renascentista da Itália. Seu principal trabalho é a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, construída com o auxílio de máquinas que Brunelleschi inventou exclusivamente para o projeto.

 

A maioria do que é conhecido sobre a vida e carreira de Brunelleschi é baseada em uma biografia escrita em 1480 por um jovem contemporâneo identificado como Antonio di Tuccio Manetti.

 

Primeiros anos

 

Brunelleschi foi o segundo dos três filhos de Brunellesco Lippo di Lapi, um notário de Florença com alguma distinção. Após trabalhar como ourives e escultor, ele pediu o registro no Della Seta Arte e em 1401 foi designado como mestre.

 

Brunelleschi competiu com Lorenzo Ghiberti e cinco outros escultores em 1401 para obter a concessão para fazer os relevos de bronze para a porta do Batistério de Florença. O painel de Brunelleschi representando “O Sacrifício de Isaac” é o ponto alto de sua carreira como escultor.

 

Sua habilidade para prender a ação narrativa no momento de maior impacto dramático e os gestos vigorosos e expressões animadas dos valores conta o mérito do seu painel. Foi Ghiberti, no entanto, que foi declarado o vencedor da concessão. Profunda desilusão de Brunelleschi em perder a concessão, provavelmente, responsável por sua decisão de concentrar seus talentos em arquitetura, em vez de escultura.

 

Ainda na fase inicial da sua carreira de arquitetura, Brunelleschi redescobriu os princípios de construção perspectiva conhecido pelos gregos e romanos, mas enterrados junto com muitos outros aspectos da antiga civilização durante a Idade Média européia.

 

Brunelleschi demonstrou as suas descobertas com dois painéis pintados, agora perdidos, retratando as ruas de Florença. A partir de descrições de Manetti, é evidente que Brunelleschi tinha entendido o conceito de um único ponto de fuga, em direção ao qual todas as linhas paralelas traçadas no mesmo plano, parecem convergir, e o princípio da relação entre a distância e a diminuição dos objetos como eles aparecem a recuar no espaço.

 

Ao utilizar os princípios ópticos e geométricos em que os dispositivos de Brunelleschi foram feitos, os artistas de sua geração foram capazes de produzir obras de um realismo impressionante.

 

Em superfícies bidimensionais que foram capazes de criar ilusões extraordinárias do espaço tridimensional e objetos concretos, de modo que a obra de arte parece ser uma extensão do mundo real ou um espelho da natureza.

 

Embora as leis que regem a construção perspectiva foram trazidos à luz por Brunelleschi, foram codificadas pela primeira vez pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti. Em 1435 Alberti colocou-as no Della pittura, seu famoso tratado sobre a pintura, que incluiu uma dedicatória para Brunelleschi, sem dúvida, uma expressão da dívida de Alberti à descoberta revolucionária de seu amigo.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. José Michael de Brito 29 de abril de 2013 at 16:10 - Reply

    Meu trabalho de arte vai ficar ótimo!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »