tumblr site counter

El Greco



El Greco nasceu em na Ilha de Creta, em 1541, com o nome de Domenikos Theotokopoulos. Realmente, a expressão El Greco significa “O Grego” em espanhol, e é uma referência direta à sua herança cultural.

 

Pouco sabemos sobre sua vida particular e sua formação, mas é evidente pelo seu trabalho que ele foi influenciado tardiamente pelo estilo bizantino da época. Por volta de 1566, foi a Veneza e estudou com os mestres do Alto Renascimento, Ticiano e Tintoretto.

 

Algumas das primeiras de suas obras mostram a forte influência desses mestres. El Greco, fez o uso combinado de cores e composições de Ticiano com a técnica de utilização do espaço de Tintoretto, e isso é evidente em suas pinturas. Um exemplo, Cristo curando o cego, está em exposição em Dresden, na Alemanha.

 

Mudança de rota

 

Em 1570, El Greco mudou-se para Roma e foi influenciado por alguns dos grandes artistas e escultores italianos da época, incluindo Michelangelo. Dois exemplos de como Michelangelo influenciou diretamente seu trabalho são exibidos nos Estados Unidos: Pietá, no Museu de Arte de Filadélfia e da purificação do Templo, no Instituto de Artes de Minneapolis.

 

El Greco também estudou a arquitetura romana, fato este que rendeu aos seus desenhos uma qualidade mais sólida.

El Greco foi para a Espanha em 1577. Seu primeiro trabalho em terras espanholas foi para a igreja de Santo Domingo. A Virgem de Assunção está agora em exposição no Instituto de Artes de Chicago.

 

El Greco tinha baseado esta obra em seu antigo mestre, Ticiano, mas neste momento mostrava que ele estava desenvolvendo seu próprio estilo. Ele usou cores incomuns e as proporções das figuras. Durante todo o resto da carreira de El Greco, essas diferenças se tornam mais destacadas.

 

 

Um objetivo

 

El Greco realmente queria garantir que ele realizasse o afresco das paredes do palácio real de El Escorial, recém-construído perto de Madrid, que tinha sido concluído em 1582.

 

Na tentativa de fazer isso, ele apresentou vários quadros à Filipe II, para aprovação, mas mesmo assim foi negada a obra à El Graco. O triunfo da Santa Liga foi mais uma obra negada, e há versões destes fatos em exposição no El Escorial e na National Gallery, em Londres.

 

Essas características são freqüentemente associadas com o maneirismo, e parece que El Greco foi influenciado por este estilo, mesmo depois que sua popularidade tinha decaído. Há quase uma qualidade mística para muitos deles, e isso aumentou depois de sua morte em 1614.

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »