tumblr site counter

Alfred Nobel



Vida e conquistas

 

Alfred Nobel era filho de Andrietta Ahsell e Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor. Vivia em Estocolmo com os pais e irmãos e depois que a empresa de Immanuel faliu, Andrieta foi com os filhos para Finlândia e Nobel já tinha 4 anos.

 

Algum tempo após isso se mudaram todos para São Petesburgo, onde se notou o interesse de Alfred pela química e literatura. Foi então que seu pai o enviou ao exterior para que pudesse ganhar experiência no ramo de Engenharia Química.

 

Em 1852 trabalhou na empresa de seu pai junto com seus irmãos e realizou estudos para poder vender a nitroglicerina de forma segura, mas não teve bons resultados. Foi então que em 1863 voltou a Suécia para poder transformar a nitroglicerina em explosivo, onde em uma de suas experiências o seu irmão Emil faleceu. Assim, conseguiu criar a dinamite para facilitar grandes trabalhos em construções, explodindo canais e túneis.

 

Foi um sucesso no mundo inteiro sua nova invenção e depois desta criou várias outras que não eram relacionadas a explosivos, como a borracha sintética.

 

 

Falecimento e criação do prêmio Nobel

 

 

Nobel faleceu em sua casa na Itália, em San Remo, com hemorragia cerebral e deixou um testamento para que fosse criada uma entidade que tivesse o objetivo de premiar todo ano as pessoas que se destacassem na contribuição do desenvolvimento da humanidade.

 

Desta forma, no ano de 1900 houve a criação da Fundação Nobel com o objetivo de premiar cinco áreas como Física, Literatura, Paz Mundial, Medicina e Química. Em 1969 um novo prêmio foi criado na área da Economia (Prêmio de Ciências Econômicas) em homenagem a Alfred Nobel, mas sem ligação com a Fundação.

 

Anualmente, o Prêmio Nobel oferece uma medalha em ouro e um diploma para quem se destaca em cada área em homenagem a Alfred Nobel.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »