tumblr site counter

Aleijadinho



Pouco se tem certeza sobre sua biografia, pois os dados que temos sobre sua vida foram coletados em documentos publicados após quarenta anos de sua morte.

 

Seu nome de batismo é Antônio Francisco Lisboa, nascido em Ouro Preto, antigamente com nome de Vila Rica, em Minas Gerais, no ano de 1730(não há documentos que digam uma data exata). Sua mãe era escrava e seu pai um arquiteto português.

 

Foi arquiteto e escultor no Período Colonial, sendo um dos artistas mais importantes do período na representação da Arte Barroca no Brasil.

 

Seu trabalho foi influenciado pelo pai, que também era entalhador. Aos 40 anos aproximadamente, Aleijadinho começa a desenvolver uma doença que prejudica suas articulações, provavelmente sífilis, hanseníase ou alguma outra doença reumática que faz com que perca os movimentos dos pés e das mãos lentamente.

 

Mesmo sem os movimentos, pedia para um ajudante que amarrasse as ferramentas em seus punhos para que pudesse entalhar e esculpir e não abre mão das construções de igrejas e altares em Minas Gerais.

 

Faleceu em 18 de novembro de 1814 completamente abandonado.Suas obras só foram valorizadas depois de sua morte.

 

Obras

 

Utilizava em suas obras madeira e pedra-sabão, acompanhando o estilo barroco.

Deixou mostras de sua arte em vários lugares como Santa Rita Durão, Tiradentes, Ouro Preto, entre outras cidades de Minas Gerais, onde desenhou e esculpiu para diversas igrejas.

 

Como obras mais famosas podemos citar o Conjunto do Santuário de Bom Jesus Matozinhos, em Congonhas do Campo, constituído por um acervo de 66 imagens esculpidas em madeira de cedro e os 12 profetas majestosos em pedra-sabão.

 

Podemos enumerar ainda algumas de suas obras tais como Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Palácio dos Governadores, imagem do padroeiro na igreja São Francisco de Paula.

 

Todas suas obras dividem-se em esplendor e requinte deixados em estátuas, pias batismais, brasões, púlpitos, fontes, crucifixos que traduzem muita emoção.Tanto foram valorizadas que o cinema retratou sua vida e obra em filmes como Cristo em Lama, Aleijadinho – Paixão, Glória e Suplício.

 

Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »