tumblr site counter

Ópera



A ópera é uma forma de expressão artística que combina a música (canto) com a encenação. Esta encenação traz elementos típicos do teatro, desde os figurinos e montagem, mas, assim como uma peça musical ela é toda cantada, e é através do canto que a história é contada.

 

Para acompanhar os cantores (que cantam as letras do libreto) existe um conjunto musical, que pode variar de tamanho de acordo com a produção, chegando a comportar toda uma orquestra.

 

A origem da palavra vem do latim, opus, que significa obra, no plural, representando assim o conjunto de elementos de canto, dança e teatro numa mesma peça. Foi só durante o decorrer do século XVII que essas peças ficariam conhecidas por este nome.

 

Foi em 1597 que foi executada a primeira ópera que pode ser reconhecida dentro desta classificação, que foi Dafne, de Jacopo Peri. Infelizmente essa obra não pode ser por nós conhecida porque desapareceu com a história.

 

No entanto, foi o mesmo autor que foi o responsável pela Eurídice, a ópera mais antiga que chegou até os nossos dias, um retrato do renascimento das artes.

 

Dentro da ópera os cantores são classificados e divididos de acordo com seu timbre vocal, sendo as cantoras dividias em contralto, mezzo-soprano e soprano e os cantores em baixo, baixo-barítono, barítono, tenor e contratenor.

 

Saber as caraterísticas da voz é essencial para que se possa saber qual personagem melhor se encaixa com cada cantor, já que os personagens já tem as caraterísticas de voz descritas pelo autor.

 

Pelo fato da ópera ter surgido na Itália, até hoje muitas são executadas em italiano e até mesmo em latim.

 

Se, no início, ela era representada por grupos cômicos e não gozava de prestígio, ao longo dos séculos XVII e XVIII ela ganhou prestígio entre as aristocracias e com isso status superior.

 

Existe um esquema rígido de sequência de uma ópera, sendo que poucas tem alguma variação dentro disso. Ela tem a abertura com uma música tocada pelos músicos, seguida do recitativo onde ocorre o diálogo dos atores. Os personagens principais interpretam as árias e os secundários ficam no coro.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »