tumblr site counter

Ópera-balé



Esta designação, ópera-balé, é dada a um estilo surgido do seio da ópera barroca francesa que combinava o conceito de ópera italiana com a participação dos bailarinos como parte integrante e essencial à peça.

 

Foi no início do século XVII que esta modalidade se destacou na França, a partir de destacadas companhias de balé. Por se tratar de um gênero de dança, ele apresenta caraterísticas específicas, como estar sempre voltado à encenação através da combinação de coreografias expressivas.

 

Não se prendia somente à um estilo, podendo ser trágica, mitológica, cômica, mas não tendo que ser obrigatoriamente de nenhum deles, permitia uma maior variação que as óperas comuns.

 

Foi através do trabalho de Jean-Baptiste Lully (um italiano, que por sê-lo tinha sofrido grandes influências da ópera) que iniciou-se a criação daquilo que seria conhecido como ópera-balé. Na Accademie Royale de Musique, de Luís XIV convivia a escola de balé e diversos estudos musicais.

 

 

Terreno mais do que fértil para a combinação entre estes elementos num novo tipo de espetáculo ainda mais sofisticado. Ainda que sua obra e do coreógrafo Pierre Beauchamps tenham semeado o terreno, ele iria precisar de algumas mudanças que viriam posteriormente por outras mãos. Lully ainda estava muito ligado aos aspectos mitológicos e trágicos típicos do renascimento.

 

A primeira obra de ópera-balé a ser criada data de 1697, composta por André Campra. Representa um marco por romper de vez com o enredo mitológico que estava postulado até então.

 

Sua estrutura padrão contava com um prólogo que expunha elementos importantes da história que deviam ser de conhecimento do público para a compreensão do desenrolar da história, após o prólogo existiam um número diferenciado de atos que podiam variar muito de acordo com cada obra, sempre relacionados a um tema único do qual se tratava a apresentação.

 

Autoria: Bruna Barlac

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »