tumblr site counter

O Quebra-Nozes



O Quebra-Nozes é um balltet mundialmente famoso, composto por Tchaikovsky, que teve sua primeira apresentação em 17 de novembro de 1892, no teatro Mariinsky em São Petesburgo, Russia.

 

Composto de dois atos, é uma história natalina que portanto se passa durante uma noite de natal na casa de uma menina de nome Clara. Uma obra fantástica, repleta de magia que se enquadra dentro do romantismo.

 

 

Enredo

 

A menina Clara pede de presente de natal um quebra-nozes, que tem o formato de um soldado inglês. Seu padrinho, Herr Dosslmeyer, a presenteia com o presente desejado.

 

A menina então utiliza o quebrador e quebra nozes, seu irmão, como é costume dos irmãos na infância, decide estragar o presente da irmã e pega a maior noz disponível, assim acaba quebrando o braço do presente.

 

Com essa atitude o irmão é expulso do recinto e Clara vai consolar o boneco, acaba caindo no sono com o boneco no colo. Assim, começa a ser retratado o sonho de Clara, onde ela visita o esconderijo do boneco e ele está cheio de ratazanas que seu padrinho havia criado. Em seguida, a casa desaparece e surgem em seu lugar inúmeras árvores gigantescas.

 

 

Além de todos esses acontecimentos chocante o quebra-nozes, o seu boneco, está transformado num homem de verdade e é chefe de vários soldados que se vestem como ele. Eles surgem para enfrentar as ratazanas e proteger a Clara.

 

Após vence as ratazanas vem o fim do primeiro ato, com o soldado se transformando num príncipe e toda floresta numa linda estufa. Clara é levada por ele até o Reino das Neves para ser apresentada ao rei e à rainha.

 

O segundo ato inicia com Clara e o príncipe quebra-nozes se despedindo do reino e indo para o mundo dos doces onde doces de todos os tipos dançam com eles.

 

Enfim, Clara acorda e descobre que nada daquilo teria acontecido, foi tudo um sonho. A menina fica extremamente triste, mas corre para se despedir do padrinho, que havia ido para sua casa. Na companhia dele estava um menino, sobrinho dele, que na verdade é o príncipe quebra-nozes em pessoa.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »