tumblr site counter

O Museu do Louvre



O museu do Louvre é um dos mais importantes museus do mundo, instalado no palácio do Louvre, em Paris, encontra-se localizado no centro da cidade, sendo que em seu pátio central passa a linha Champs-Élysées, formando o início do eixo histórico.

 

É dentro deste museu que podemos encontrar algumas das mais importantes obras de arte da humanidade, desde a Monalisa e a Venus de Milo até importantes artefatos da civilização greco-romana e do antigo Egito, contabilizando amostras de oito mil anos de história da arte da humanidade.

 

 

História

 

O local onde está estabelecido o museu, o palácio do Louvre, foi sede da monarquia francesa desde a época medieval até Luis XIV. Após a corte deixar o palácio este recebeu a Academia Francesa e logo após a Academia Real de Pintura e Escultura e a Academia de Belas Letras.

 

A Academia Real de Pintura e Escultura organizava grandes salões de arte que fazia com que multidões aparecessem no local. Mas foi em 06 de maio de 1791 que uma lei tornou o Louvre um museu permanente, lei esta promulgada pela Assembleia Revolucionária que considerou que o local deveria ser um grande repositório da arte da humanidade.

 

 

Foi em 10 de agosto de 1973 que aconteceu a inauguração do Museu Central das Artes, sendo que a maioria das suas obras vinha de espólios da nobreza francesa que havia fugido da Revolução Francesa.

 

Durante os anos seguintes o museu passou por diversas mudanças de acordo com o clima político local e com as necessidades de ampliação, indo ocupar cada vez um espaço maior e abriga diferentes instalações e projetos da área de arte e arqueologia.

 

Sua última e talvez mais chamativa mudança foi a construção da piramide, em 1981 que veio para coroar uma série de ampliações e adequações que foram feitas ao museu para que se enquadrasse dentro dos modernos conceitos de museologia.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)


Deixe Seu Comentário »