tumblr site counter

O Ator



Ator (atriz no feminino) é um profissional das artes cênicas que interpreta personagens nos mais variados meios como o teatro, cinema e televisão.

 

Sua interpretação se dá a partir de personagens criados por um autor que tem um conceito estabelecido do que pretende mostrar em cena. Esta ação dramática pode ser ou não acompanhada de textos, músicas, sons e demais componentes externos que auxiliam a compor a cena.

 

O surgimento do conceito ator vem juntamente com o teatro, que surge na Grécia antiga a partir das comemorações em homenagem à Dionísio. Estes dois conceitos, ator e teatro estão intimamente ligado pois a interpretação requer estes dois agentes, o ator e o espectador, que tem seu início no teatro, evoluindo e se ampliando com o desenvolvimento das artes e da tecnologia para outros meios.

 

 

História

 

O primeiro ator de que se tem conhecimento é o grego Tépsis, poeta grego que iniciou o conceito de representação dentro da parada em homenagem à Dionísio. Na época, ele e seus sucessores não foram chamados de atores, eram conhecidos como hipocrites, fingidor em grego.

 

Tépsis representava um monólogo em suas primeiras experiências e futuramente também viria a criar o conceito de segundo ator ao interagir com ele mesmo em cena com o uso de diferentes máscaras.

 

Durante muito tempo o ator era o autor de sua própria “peça”, separação feita somente por Sófocles. Nesta época o teatro era um terreno masculino, as mulheres durante muitos séculos eram proibidas de atuar.

 

Em função disso os papeis femininos eram executados por homens. No teatro japonês tradicional, o Kabuki, isto também acontecia e por isso desenvolveram pinturas faciais características.

 

Durante o Império Romano e na Idade Média o teatro perdeu muito de seu espaço, ficando basicamente relegado à Comedia dell’Arte e outras formas de mímica, acrobacias e apresentações rudimentares e de rua.

 

Só no Renascimento que este quadro muda e os atores começam a ganhar algum prestígio novamente, teatros são construídos e retomados. Volta para os palcos e se reinventa.

 

Desta forma, nos anos seguintes, o teatro vai evoluindo juntamente com as outras artes passando por diversas modificações e releituras com o surgimento de cada vez mais interessados em pesquisar o teatro e desenvolvê-lo, para que ele se adeque a cada nova realidade.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »