tumblr site counter

O Artista Cênico



Conceito

 

O artista cênico é aquele profissional que se dedica a de representação para o público, dentro ou fora dos palcos.

 

Existe como formação de nível superior em artes cênicas, em bacharelado para aqueles que querem seguir a carreira nas diversas áreas profissionais disponíveis e em licenciatura para aqueles que pretendem o magistério escolar em artes cênicas.

 

Espaço profissional

 

Está envolvido em todas as etapas de produção cênica, desde o desenvolvimento do espetáculo, até criação e interpretação dos personagens. Os campos profissionais possíveis são: direção, dramaturgia, iluminação, produção, cenografia e dublagem, além de pesquisas em qualquer uma dessas áreas.

 

Sendo seus espaço de expressão conceitual o palco, para além do conceito tradicional, sendo ele qualquer espaço em que seja possível a representação para o público, desde teatros, televisão, cinema, até praças e ruas. Sendo comum a reinvenção dos espaços de acordo com o objetivo da narrativa em questão.

 

Para fins de classificação as artes cênicas (e também o teatro) divide-se em cinco gêneros ou estilos diferentes: tragédia, drama, comédia, musical e dança.

 

Por ser uma profissão que exige muito talento e formação é comum mesmo os profissionais formados na área terem dificuldade de conseguir empregos. É muito caro ainda produzir uma peça de tetro, por exemplo, e o retorno financeiro é muitas vezes incompatível em tempos que a maioria das pessoas prefere passar seu tempo na frente da televisão.

 

Já para trabalhar em televisão, mais do que talento é necessário se enquadrar dentro dos padrões pretendidos além de se ter muita perseverança e dedicação para encarar diversos testes e insucessos.

 

Uma área que cada vez mais se amplia é o cinema. Mesmo com todas as dificuldades que ainda existem para se produzir cinema no Brasil o número de produção tem aumentado assim como a qualidade das mesmas, sendo hoje um campo cada vez mais fértil para o artista cênico em todas as fases de produção.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Um Comentário »

  1. Luciane 14 de agosto de 2013 at 11:24 - Reply

    Errada esta colocação: Para fins de classificação as artes cênicas (e também o teatro) divide-se em cinco gêneros ou estilos diferentes: tragédia, drama, comédia, musical e dança.

    A divisão mais correta seria:

    As artes cênicas: circo, dança e teatro.

    O teatro: tragédia, drama e comédia.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votos cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votos)

Deixe Seu Comentário »