tumblr site counter

Museu de Arte de São Paulo (MASP)



O nome pelo qual ficou conhecido o museu, MASP, é um acrônimo de Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand. Esta é umas das principais instituições culturais do país. Seu edifício, com características do movimento arquitetônico brutalista, foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi especialmente para sediar o museu.

 

Sua localização privilegiada, na mais importante e simbólica das avenidas da cidade de São Paulo, a Av. Paulista, também é um dos mais importantes cartões postais da capital do estado de São Paulo.

 

Seu vão livre que tem mais de 70 metros e é um importante espaço para os paulistas. Muitos frequentam este espaço por diversos motivos, desde para assistir ao nascer do Sol, fenômeno raro de ser visto desta cidade onde o horizonte se perde entre os prédios, até para concentração de eventos e manifestações culturais. Também é onde acontece uma feira de artesanato e antiguidades aos domingos.

 

 

O museu ali instalado é uma uma instituição particular, sem fins lucrativos, teve sua fundação em 1947 no local onde se encontra hoje em dia. A iniciativa de criar o museu foi de Pietro Maria Bardi e Assis Chateubriand, e por isso carrega o seu nome. Logo que foi concebido o museu funcionou por três anos em uma sala no centro da cidade.

 

Este museu fez parte, desde sua criação, de diversas discussões importantes para o meio artístico e museológico. Além disso sempre teve uma participação pedagógica importante, tendo sido um dos primeiros museus do país a sair das fronteiras do usual e se postular como um centro cultural.

 

Hoje em dia o seu acervo é considerado o mais importante da América Latina e de todo o hemisfério Sul ocidental. Conta com cerca de oito mil peças entre as coleções de arte brasileira, francesa, italiana, africana, asiática, alguns objetos decorativos e também peças arqueológicas.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »