tumblr site counter

Museologia



A museologia é uma área do conhecimento que se responsabiliza pelos estudos relacionados ao funcionamento dos museus e exposições. A palavra tem origem do grego: museión, que significa lugar das musas e logos, razão.

 

É oferecida no Brasil como curso superior em diversas instituições de ensino superior. A finalidade de um museólogo é classificar, conservar artigos históricos,culturais e exposições de todos os segmentos.

 

Seu objetivo é se encarregar de todo o processo envolvido no funcionamento e motivação das amostras, se preocupando, inclusive, com passar a diante o conhecimento sobre o assunto em voga.

 

Trata-se de se preocupar com os processos de transmissão do conhecimento cultural e histórico envolvidos com o trabalho em questão. Isto inclui diversas possibilidades de ações relacionadas ao acervo.

 

 

Também é um administrador do acervo do museu, se responsabilizando pela organização e aquisição de novas peças, conservação e acondicionamento.

 

Em função do recente processo de reorganização do sistema nacional de museus a partir de 2009. Foi neste ano que entrou em vigor o Estatuto dos Museus,uma lei que define diversos aspectos relativo à dinâmica de funcionamento dos museus do país em relação à conservação, preservação e restauração.

 

Com a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), relacionado ao Ministério da Cultura, ele se responsabiliza pela aplicação do Estatuto dos Museus. Esta medida foi aplicada para aumentar as visitações à museus, conseguindo assim ampliar os acervos e melhorar a estrutura nacional de museus como um todo.

 

É uma área de trabalho em expansão, tendo em vista o grande número de museus que temos no Brasil (por volta de 2638). Existem diversos projetos de expansão desta rede, já que eles estão muito concentrados em poucas cidades. 20% dos municípios brasileiros concentram todos estes museus.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »