tumblr site counter

Mosaicos



O mosaico também é conhecido como arte musiva. Uma arte na qual pequenas peças são combinadas para a formação de um desenho pré-determinado. Essas pequenas peças são chamadas de tesselas e podem ser feitas de diferentes materiais, como pedra, cerâmica, vidro, mármore, conchas entre outros.

 

História

 

Foi há mais de 3500 anos a.C. na região da Mesopotâmia. Em diversos diferentes locais, em tempos antigos os mosaicos já eram utilizados, com destaque para o Egito, onde haviam diversos trabalhos em mosaico nos templos e tumbas.

 

Desde a Grécia com suas pombas que ficaram famosas, até o Império Romano os mosaicos em diferentes estilos estiveram presentes. Em pisos, paredes, sempre trazendo uma decoração específica e diferenciada. Em Pompeia o mosaico era reverenciado por toda população, tendo criado diversos artistas desta arte.

 

Com a arte bizantina surge um novo momento do mosaico, com ascendência do cristianismo. Seu objetivo era elevar-se ao divino através da combinação de diversos elementos da cultura oriental e ocidental. Era uma arte abstracionística que tentava atingir o sentido do divino. Foi o auge do mosaico, em nenhum outro momento ele conseguiu esse status.

 

 

Não é só na cultura ocidental que o mosaico se desenvolveu. Dentro do mundo islâmico os mosaicistas eram altamente reconhecidos e os mosaicos estão presentes na decoração de diversas mesquitas.

 

Durante o século XIX o mosaico perder muito espaço para outras artes plásticas e quase foi esquecido, mas não por muito tempo. No século XX ele voltou a ser utilizado e admirado por diversos artistas e entusiastas da arte. Desde pequenas até grandes peças se harmonizando com a arquitetura moderna.

 

Mas os traços do passado também não foram esquecidos. Em diversos sítios arqueológicos e espaços onde se preservam ruínas antigas podemos ver a magnitude dos antigos mosaicos de diversas tradições em todas as partes do velho mundo.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »