tumblr site counter

Máscara



A palavra máscara vem do italiano e em sua origem tinha o intuito de designar mistérios e manifestações diabólicas. No entanto, as máscaras fazem parte da história da humanidade, tendo sido de extrema importância desde os cultos religiosos dos homens pré-históricos até os dias de hoje, mudando suas formas de utilização e seus padrões, mas sempre estando presente.

 

História

 

O primeiro uso das máscaras no ocidente foi nos festivais de Dionísio na Grécia, que comemorava a fertilidade e a abertura dos barris de vinho. Eles acreditavam que o deus estaria entre eles e por isso o uso de máscaras era costume.

 

Em diversas outras culturas as máscaras estiveram presente em rituais religiosos com diversas funções importantes, em tribos africanas, indígenas e aborígenes. Diversos materiais diferentes eram utilizados para confecção das máscaras, fibras, penas, corantes, etc.

 

As máscaras também eram utilizadas pra expressar os aspectos simbólicos, dualidades dos seres, outras personalidades e outros aspectos que não podiam ser expressados de outras formas.

 

Com a queda do Império Romano o uso das máscaras ficou proibido pelos cristãos primitivos por ter uma conexão direta com as tradições pagãs que eles tentavam extirpar da história. No entanto o seu uso foi ultrapassando essas barreiras e encontrando espaço através da história.

 

Através do teatro as máscaras também se perpetuaram. No Japão elas estiveram nos palcos no teatro tradicional e até os dias atuais. No teatro grego elas também foram muito utilizadas, sendo o símbolo do teatro até hoje as duas máscara gregas.

 

As famosas máscaras de Veneza antes de estarem presentes somente nos bailes de carnaval era utilizada por todos cotidianamente, até ser proibida por dificultar a identificação de criminosos. Por isso os venezianos começaram a utilizá-las em tempos de carnaval e nas festas.

 

 

Usos para as máscaras

 

Adereço

 

Interação com danças e movimentos

 

Rituais religiosos nas religiões animistas

 

Adornos de rituais religiosos representando alguma entidade

 

Esconder a entidade do usuário

 

Transfigurar

 

Representação de seres da natureza

 

Identificação

 

Disfarce

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »