tumblr site counter

Maracatu



O Maracatu, Maracatu-Nação ou Maracatu de Baque-Virado são diferentes designações para uma manifestação popular da cultura brasileira que tem ligação dieta com os ritos religiosos de tradição advinda da África.

 

Surge entre os séculos XVII e XVIII, época da escravatura no Brasil, na região onde hoje chamamos de estado de Pernambuco. É uma mistura particular da cultura africana com a indígena e europeia.

 

História

 

Existem diferentes versões sobe o surgimento do Maracatu, a mais defendida é que ele tenha sua gênese nas festas da comemoração do Rei do Congo. Essa designação de Rei e Rainha do Congo era dada aos negros escolhidos para servirem de mediadores entre o poder branco e os escravos negros. Em torno disso haviam diversos rituais sociais que eram feitos e deram origem ao Maracatu.

 

Com o fim da escravidão no país o Maracatu acabou por se tornar uma manifestação típica do carnaval pernambucano, mas com uma forte ligação com o Candomblé ou Xangô Pernambucano.

 

Durante todo o século XX o Maracatu entrou em decadência, sendo que na década de 1990 houve um grande retorno do Maracatu ao gosto popular com a difusão do ritmo por todo o país. A partir desse momento que surge o Movimento Negro Unificado (MNU) ligado à nação Leão Coroado e o movimento Mangue Beat que é levado ao gosto popular com os grupos Chico Science e Nação Zumbi, Mestre Ambrósio e etc.

 

Atualidade

 

Hoje em dia o Maracatu está muito além de Recife, grupos com inspiração no Maracatu tem se espalhado por todo país e não só pelo país, por diversas partes do mundo, como França, EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Escócia, Japão e Espanha entre outros.

 

 

Personagens do Maracatu

 

Existem personagens específicos dentro do Maracatu, são eles:

 

Batuqueiros: animadores do cortejo que tocam diversos instrumentos como diversos tambores e caixas de guerra

 

Porta-estandarte: é quem carrega o estandarte da nação

 

Rei e Rainha: todo espetáculo acontece em torno de sua coroação

 

Dama-do-paço: quem leva a Calunga que simboliza a rainha morta

 

Vassalo: escavo que leva a sombrinha que protege o rei

 

Damas da corte: Senhoras ricas e sem títulos

 

Figuras da corte: possuidores de títulos de nobreza

 

Yabás: são as escravas, conhecidas como baianas.

 

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »