tumblr site counter

Kabuki



Kabuki é o nome de uma forma de teatro tradicional do Japão onde os atores utilizam uma pintura facial característica. A palavra significa separando os ideogramas: ka (canto), bu (dança), ki (habilidade).

 

No entanto, neste caso esses ideogramas não devem ser interpretados dessa forma por terem uma função fonética. É possível que a palavra tenha de verdade vindo do verbo kabuku que significa “ser fora do comum”, o que definiria bem esse espetáculo de vanguarda, da arte do exagero.

 

Esse tipo de espetáculo surgiu no século XVII no Japão e buscava parodiar temas religiosos com danças e performances sensuais. Com a proibição desse tipo de apresentação em 1629 eles passaram a fazer as encenações com homens travestidos de mulheres. Temos então diferentes momentos do Kabuki.

 

Primeira era do Kabuki: O kabuki feminino

 

O kabuki com a participação das mulheres começou em 1603 com a Okuni, uma serviçal do templo que começou a fazer uma dança diferente. A partir disso atrizes começaram a encenar papéis masculinos e femininos sobre coisas da vida cotidiana. Muitos grupos nasceram para competir com o de Okuni e assim o estilo se popularizou. Estas apresentações eram muito diferentes do kabuki moderno.

 

Era Genroku

 

Na era do imperador Genroku o kabuki ampliou muito seu sucesso, sendo nesta época que o perfil do kabuki foi estabelecido. Foi quando os personagens clássicos foram criados, o estilo de pintura facial que imita máscara foi criado e o kabuki influenciou muito todos os tipos de espetáculo. No meio do século XVIII ele perdeu espaço no gosto popular, mas já no fim deste século voltou a ser popular.

 

 

Kabuki diante das mudanças culturais do Japão

 

Com o fim do isolamento cultural do Japão este lutou para manter a sua cultura popular. Para isso o kabuki tentou ganhar espaço entre as classes mais elevadas para não desaparecer quando várias casas de kabuki eram destruídas.

 

Kabuki na atualidade

 

Sendo até hoje o estilo de drama japonês mais popular, o kabuki goza de certa popularidade e relevância. Inclusive, os atores que conseguem fama no kabuki conseguem espaço na televisão e cinema.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »