tumblr site counter

Introdução ao Desenho



O desenho é uma das mais antigas formas de expressão da humanidade, existindo desde tempos imemoráveis como forma de expressão e culto religioso do homem ainda no seu tempo nas cavernas.

 

Características específicas

 

A pintura e o desenho são coisas diferentes. Na pintura é utilizada uma mancha para preencher superfícies com cores. No desenho os traços são utilizados para construir as representações gráficas. Seu uso pode ser isolado ou composto formando figuras abstratas ou figurativas.

 

 

Formas de desenho

 

O desenho não existe simplesmente para ser uma fotografia, uma reprodução idêntica da realidade. Ele existe em duas diferentes formas, a saber:

 

– Desenho abstrato: Não tem por objetivo ser figurativo, ou seja, representar as coisas como elas são. Se constitui, sim, de formas geométricas e orgânicas dispostas de forma a expressar a intenção do desenhista.

 

– Desenho figurativo: Seu objetivo é representar formas para reproduzir a realidade. Sejam formas da natureza ou coisas criadas pelo homem, seja observando, de memória ou criando a partir de coisas concretas uma nova realidade.

 

 

Tipos de desenho

 

Quando falamos de tipos de desenho estamos buscando discorrer sobre seus enfoques. Esses enfoques são:

 

 

– Desenho de criação:é uma criação original feita pelo artista que pode ser um conjunto de coisas existentes combinadas de uma nova forma ou coisas novas criadas por ele.

 

– Desenho de observação: é feito a partir da observação simultânea de um modelo específico que podem ser objetos, pessoas, gravuras e etc.

 

Nesse tipo de desenho se objetiva passar para o papel, na maioria das vezes, o maior número possível de características dos modelos reais, como a textura, formas, proporções e etc.

 

– Desenho de memória: neste tipo de desenho o artista busca em sua memória de algo que observou antes a imagem para então reproduzi-la no papel.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: -1 (from 1 voto)


Deixe Seu Comentário »