tumblr site counter

Imaginação Criativa



A imaginação criativa trata dosusos que se pode dar à imaginação com foco em um tema. Todo ser humano é dotadode criatividade, da capacidade de criar e agrupar ideias sendo que ela é umahabilidade necessária para a vida.

 

De certa maneira, sempre quetemos um problema na vida, seja em qualquer âmbito, e nos perguntamos comopodemos resolvê-los estamos perguntando à nossa imaginação que caminhos devemosseguir.

 

 

 

Mundo ocidental e imaginaçãocriativa

 

 

No entanto, a cultura ocidental tendea desvalorizar o poder da criação, colocando-o sempre como específico das artese inútil na prática da vida cotidiana, mecanizando nossas ações. A busca dafiguratividade, do mundo além do óbvio, do que pode ser visualizado somente coma lógica é um terreno muito fértil para o desenvolvimento da humanidade.

 

 

Foi através do desenvolvimento dapsicanálise, principalmente com Jung que o processo criativo começou a serestudado e também mais valorizado.

 

 

 

Reconhecimento e uso daimaginação criativa

 

 

 

O reconhecimento da imaginaçãocomo agente importante para o desenvolvimento da humanidade é muito importantee está cada vez mais em discussão nas diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

 

É notável como quem conseguepensar antes de falar, ou seja, desenvolver a empatia tem mais sucesso na vida,seja no trabalho ou nos relacionamentos pessoais pois muitas vezes umprofissional não consegue sucesso não em função de falta de talento em sua áreae sim pela falta de capacidade de interação com os outros.

 

 

 

As técnicas de imaginaçãocriativa também são muito utilizadas para meditação, com o uso da projeção delugares e sensações agradáveis para emular a partir disso sensações agradáveis.

 

 

 

Muitos acreditam também queutilizando a imaginação para antever aquilo que desejamos obter é possívelconseguir mais facilidade para atingir esses objetivos, utilizando avisualização daquilo que se deseja obter como um sucesso real, conseguindoassim traçar melhor o caminho para conseguir chegar lá.

 

 

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »