tumblr site counter

Iconografia



A palavra iconografia vem da junção de duas palavras em grego: eikon que significa imagem e graphia que significa escrita, ou seja, é a escrita da imagem. Essa definição por si só não deixa claro o seu real sentido.

 

A iconografia é uma forma na qual as imagens são utilizadas para demonstrar um tema específico.

 

Diferentes temas podem ser ilustrados por diferentes tipos de imagens e tem imagens que representam diretamente um tema.

 

A iconografia pode ser específica de uma obra, quando, por exemplo, se buscam imagens que vão ilustrar um livro, ou qualquer obra escrita a partir de sua temática ou podem ser imagens consagradas à determinado tema.

 

 

Como por exemplo, quando se vê uma imagem de um crucifixo já relacionamos imediatamente à fé católica pois esse signo iconográfico já está consagrado à determinado tema. Esse é um dos principais exemplos, mas não o único. As imagens que carregam um forte poder iconográfico são utilizadas frequentemente na mídia.

 

Em seu estudo, a iconografia busca a origem e o processo de formação das imagens que as conecta com suas referências.

 

Como ramo de estudo da história, principalmente da história da arte, muito relacionada também à semiologia e aos estudos de mídia.

 

Ela está muito relacionada ao estudo das religiões, sendo ramificada em estudos iconográficos em arte religiosa, na religião indiana, no cristianismo e pintura secular ocidental.

 

Você pode encontrar em diversas bibliotecas locais onde estão disponíveis diversas gravuras para estudo iconográfico, sejam fotos, pinturas, desenhos ou quaisquer outro tipo de imagens.

 

Autoria: Bruna Barlach

 

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 10.0/10 (1 voto no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)

Iconografia, 10.0 out of 10 based on 1 rating



Deixe Seu Comentário »