tumblr site counter

História da Arte



O primeiro passo para compreendermos mais sobre a história da arte é compreendermos o que é arte. Sendo uma criação humana, ela sempre apresenta valores estéticos (tais quais harmonia, beleza, equilíbrio, revolta, protesto) para sintetizar e expor a cultura a qual pertence o artista.

 

A arte pode ser expressa em diversas formas, sejam as artes plásticas, o cinema, a escultura, a música, os quadrinhos, o grafite, o teatro entre diversas outras possibilidades artísticas que existem ou existirão.

 

Objetivos

 

O objetivo da história da arte é estudar o desenvolvimento dessas diversas formas de manifestação humana através da história e relacioná-los com a realidade específica do tempo e espaço compreendendo as suas relações e como ela foi sendo utilizada ao longo do tempo.

 

Histórico desse estudo e da arte

 

Foi só a partir de 1844 que a história da arte iniciou-se como disciplina acadêmica através da Universidade de Berlim. Hoje em dia faz parte do currículo de diversos cursos, além de ser uma área do conhecimento na qual existe uma formação específica, ou seja, é possível se graduar em história da arte.

 

A arte se desenvolveu juntamente com a sociedade. Os primeiros indícios considerados artísticos são a arte rupestre que eram feitas na antiguidade e já demonstram uma habilidade de elaboração dos humanos primitivos.

 

No entanto essa arte pré-histórica tinha uma funcionalidade, não era uma expressão específica e separada como hoje em dia, estava entrelaçada aos demais aspectos da vida cotidiana.

 

Foi somente a partir do momento que a vida com o um todo começou a se setorizar, sendo cada esfera de responsabilidade específica daqueles que se dedicavam a ela que a arte atingiu um patamar de criação específica com esse fim.

 

Ainda sim o que imperava era o artesanato, a arte ligada ao comércio, que com o Renascimento encontrará sua mudança derradeira e se enquadrará no contexto que conhecemos hoje em dia e os artistas que se dedicavam à expressão artística em si.

 

Autoria: Bruna Barlach

VN:F [1.9.22_1171]
Nota: 0.0/10 (0 votos no total)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votos)


Deixe Seu Comentário »